Os acompanhamentos ideais para cada tipo de Fondue.

Poucos pratos combinam tanto com o frio como uma boa fondue. Queijo, carne e chocolate compõem essa delícia, e são sinônimos de reuniões aconchegantes, a dois, ou entre amigos. Há quem não dispensa um bom restaurante, já outros se arriscam a fazer esse prato apetitoso em casa. Se você é um desses que se arrisca, mas preza pelo autentico sabor, vai adorar as dicas de um bom acompanhamento para a sua fondue.

Segundo o delegado do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis da Região das Hortênsias, Francisco Adelar Padilha, as cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis contam atualmente com mais de 40 restaurantes especializados no prato. Os preços da sequência dependem da variedade, vão de R$40,00 à R$90,00.

As opções que fascinam
Os principais tipos de fondue são os de queijo, carne e chocolate. O primeiro é conhecido como o tradicional, é usado queijo suíço. O proprietário do Gasthof Edelweiss (Rua João Leopoldo Lied, 975- Gramado/RS) Clécio Gobbi foi o primeiro a servir fondue em Gramado há mais de 35 anos. As fondues do Edelweiss são feitas a partir das receitas originais suíças, sempre usando produtos importados.

 

fondue carne

A de carne pode ser feitas na opção gordura, ou na pedra. Em geral é usado filé mignon, filé suíno e filé de frango. No molho, pode usar combinações e muita criatividade. Segundo Fábio Quarin,  chef e sócio no restaurante Edelweiss de Gramado, “quando você faz o seu molho você se torna o seu chefe de cozinha”.
Para compor os acompanhamentos da mesa, coloque em pequenas tigelas, pepino em conserva, azeitonas, cenouras baby, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão, cogumelos, palmito, farofa e geleia de amora.

chocolate

Acredita-se que o segredo da fondue de chocolate está na combinação por inteiro, desde escolher frutas frescas, além de um bom chocolate. Alguns restaurantes não usam chocolates industrializados, optando apenas pelos importados. Para acompanhar o chocolate pode ser usadas uvas sem caroço, morangos, marshmallow, fatias de banana, maça e kiwi, gominhos de tangerina, pedaços de biscoito waffer e o que mais você preferir.
Segundo Igor Krupp chef e proprietário do restaurante Ratatouille (Praça Largo Claudio Pasqual, 55 – Gramado/RS), vale fazer um blend com chocolate meio amargo para dar um toque mais original.

O importante é usar e abusar de seus dotes, misturando, e agregando um sabor ao outro, vale também personalizar o ambiente, podendo dar um toque rústico ou mais descontraído. Um bom vinho também faz par perfeito com a Fondue.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here