Trattoria Boniatto: uma autêntica trattoria na Serra Gaúcha

1Melhor Massa e Melhor Cozinha Italiana de Gramado

O sucesso da Trattoria Boniatto não está apenas em servir preparos saborosos e de qualidade, mas sim, em transmitir aos clientes todo o amor e carinho que esta família tem a oferecer. (Foto: Khananda Luiza)

2Melhor Massa e Melhor Cozinha Italiana de Gramado

A trattoria é administrada pelo casal Miriam e Luiggi e a filha Khananda, formada em Gastronomia. (Foto: Trattoria Boniatto/Divulgação)

3Melhor Massa e Melhor Cozinha Italiana de Gramado

O molho para massa mais famoso da casa é o quatro queijos com escalopes de filé mignon. Esse molho é uma receita secreta da família, que passa mais de três horas em fogo médio, despertando o melhor do sabor de cada queijo, até atingir a textura ideal. (Foto: Khananda Luiza)

4Melhor Massa e Melhor Cozinha Italiana de Gramado

Como entrada, a polenta frita com queijo gratinado e a salada de flores e frutas são servidas. (Foto: Khananda Luiza)

5Melhor Massa e Melhor Cozinha Italiana de Gramado

Para selar a boa refeição, as sobremesas são todas à base de frutas que também variam de acordo com a estação (Foto: Khananda Luiza)

 

Uma autêntica trattoria na Serra Gaúcha, inspirada no sistema familiar italiano, onde todos são responsáveis desde a preparação dos pratos ao atendimento aos clientes no salão. O ambiente é aconchegante e ao mesmo tempo romântico. As maiores mesas disponíveis são de apenas seis lugares, pois se prioriza o atendimento atencioso, harmonioso e de qualidade. E é fundamental compartilhar boas conversas com cada mesa.

Tudo na Trattoria Boniatto é cuidadosamente selecionado pela família

Sob administração do casal Miriam e Luiggi e a filha Khananda, recém-formada em Gastronomia, a casa conta com um saboroso cardápio à la carte, onde todos os preparos são porções para duas pessoas e já acompanham uma entrada de polenta frita com queijo gratinado e uma porção farta de salada com folhas e frutas (que depende da estação, sendo manga, uva, figo e frutas vermelhas). Todas as opções são cuidadosamente selecionadas, são massas artesanais com diversos molhos (clássicos e autorais), carnes e peixes também compõem o menu.

Insumos frescos, orgânicos e de ótima procedência

Todos os pratos são elaborados com produtos frescos, orgânicos e de ótima procedência, pois a família está sempre presente nas feiras orgânicas da cidade e região, além de também cultivar alguns de seus temperos e as flores comestíveis utilizada na decoração. São apenas 12 molhos e cinco tipos de massas e uma grano duro (espaguete) para atender como opção aos veganos.

O favorito da Trattoria

Mas o mais famoso da casa é o quatro queijos com escalopes de filé mignon. Esse molho é uma receita secreta da família, que passa mais de três horas em fogo médio, despertando o melhor do sabor de cada queijo, até atingir a textura ideal. Apesar desse ser o prato preferido, sempre é sugerido ao cliente que faça a escolha que mais agrada, com os insumos de sua preferência, com a garantia que qualquer pedido terá muita qualidade e muito amor (um dos motivos por ser um cardápio pequeno).

Um prato lindo e delicioso que remete às cozinhas de casas antigas

Ainda sobre receita de família, uma delas é a Nonna Assunta. É um molho vermelho à base de tomate, com pancetta, linguiça campeira, cebola e cheiro verde fresquinho regando ao prato já finalizado. Esse molho é servido com talharim, pois é o mais próximo da massa produzida pela nona, que era uma pasta grossa e cortada com uma espécie de “facão”. Um prato lindo e delicioso que remete às cozinhas de casas antigas, onde qualquer insumo na casa poderia se tornar uma refeição espetacular.

Para selar a boa refeição

Na carta de bebidas há vinhos de diversas nacionalidades, com destaque para os vinhos da Serra, cervejas artesanais e também sucos naturais. Para selar a boa refeição, as sobremesas são todas à base de frutas que também variam de acordo com a estação, como o morango flambado, a banana caramelizada com pitada de canela e o figo ao vinho do porto com stroopwafel. Todas acompanham sorvete de baunilha.

O melhor que esta família pode oferecer

O sucesso da Trattoria Boniatto não está apenas em servir preparos saborosos e de qualidade, mas sim, em transmitir aos clientes todo o amor e carinho que esta família tem a oferecer.

Horário de funcionamento

Funciona de quarta a segunda, das 11h30 às 15h e das 19h às 22h45.

Gramado/RS
Av. das Hortênsias, 1160
Fone: (54) 3286-7005
facebook.com/trattoriaboniatto
instagram.com/trattoriaboniatto



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here