Fotos: Divulgação/ Areia Que Canta

O resgate da tradição familiar italiana no preparo de massas artesanais foi o ponto de partida para Eneida Farsoni, nutricionista e chefe do restaurante Areia que Canta, escolher o ‘Tortéi de Moranga’ para representar o restaurante na 5ª edição do Brotas Gourmet, que todos os anos agita a cidade de Brotas no mês de agosto.

tortei-de-moranga-areia-que-canta-2

Atendendo ao objetivo de destacar a produção agrícola local e valorizar ingredientes frescos no preparo dos alimentos, Farsoni inspirou-se no tema do festival, ‘Da Feira para a Mesa’, para selecionar a moranga, cultivada na própria fazenda, como elemento principal da receita. “Ao mesmo tempo em que é um produto da terra, conhecido e popular, essa variedade de abóbora tem sabor delicado e versátil que, cada vez mais, ganha espaço nas receitas com toque gourmet”, explica Eneida.

tortei-de-moranga-areia-que-canta

Recheado individualmente, o tortéi combina a moranga com queijo parmesão e uma seleção de especiarias. Para finalizar, o molho de tomates frescos dá leveza, aroma e um colorido a mais ao prato. Confira a receita

Ingredientes
Para a massa
1 kg de trigo peneirado
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de sal
Água morna o suficiente para amassar

Para o recheio
1 kg de moranga cozida e amassada
200g de parmesão
200g de farinha de rosca
Noz moscada ralada a gosto
Canela moída a gosto
Sal e açúcar a gosto

Modo de Preparo
Retire a polpa da moranga o mais próximo possível da casca e leve ao fogo em água fervente com sal a gosto. Depois de cozida, amasse a abóbora. Acrescente o queijo parmesão, a farinha de rosca e as especiarias – a sugestão aqui é noz moscada e canela moída. Reserve. Misture o trigo, os ovos e o sal. Acrescente água morna até que a massa desprenda das mãos para ser sovada. Estique e cilindre a massa. Polvilhe farinha em uma bancada e disponha os quadrados de massa. Recheie um a um e feche o tortéi fazendo um triângulo e depois juntando as duas pontas. Cozinhe em água fervente. Acrescente o molho de tomates frescos e polvilhe parmesão. Sirva quente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here