Juntamos dicas especialistas no assado e separamos 12 segredos que podem tornar você o Churrasqueiro de Ouro. Os truques vão desde a escolha da carne, passando pelo tempero e os cuidados na churrasqueira. Confira:

  1. Não é recomendado utilizar álcool líquido para acender o carvão, pois ele produz uma chama brusca e temporária. Observe também a quantidade de carvão utilizada, em demasia. O ideal é colocar todo o conteúdo do saco em um canto da churrasqueira, deixando apenas uma pequena parte sob o espeto ou grelha. Vá trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro quando necessário
  2. Na hora de salgar, não faça uma cama de sal grosso: isso fará com que a carne se desidrate e perca seu sabor.
    churrasco_dia
  3. Compre as carnes em um açougue de confiança. Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.
  4. Não exagere no sal. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedacinhos menores para peças menores. Você pode moê-lo no liquidificador, por exemplo. Dica: em um prato, coloque um punhado de sal e acomode a carne, jogando mais um punhado de sal sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assá-la, elimine o excesso com as mãos.
  5. O mais recomendado é usar uma churrasqueira de alvenaria, com lados, fundo e parte inferior fechados, o que ajuda a armazenar o calor e produzir um churrasco de qualidade.
    Churrascaria-Galpão-Crioulo
  6. Grelhar ou assar? Se ficar a 15 cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para peças menores. Para assar, use as alturas de 40 cm para pedaços médios e 60 cm, para grandes.
  7. Os convidados chegaram? Comece assando a costela suína, acomodando-a a 40 cm da brasa e no fundo da grelha, onde o calor é mais intenso. Essa também a hora de assar as linguiças (na mesma altura mencionada). Atenção: nunca fure-as com um garfo, pois elas perderão líquido e, consequentemente, ficarão secas, sem suculência.
  8. Vire as carnes apenas uma vez. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador. Evite furar a peça.
    Churrascaria-Primavera
  9. Coloque-os com a parte do contrafilé, a menos macia, voltada para o fundo.
  10. Gosta de filé mignon? Ele é bom, sim, para churrascos, mas precisa de um cuidado diferenciado. Essa carne, mais sensível, precisa de um calor forte. Coloque a mão a 15 cm da brasa e tente contar até quatro. Essa é a intensidade recomendada para esse corte (para todos os outros tipos de carne, o ideal é fazer o mesmo procedimento, mas a contagem deve ser até cinco).
    Churrasco
  11. Não tente fazer um corte alto bem passado. Prefira cortes finos.
  12. Churrasqueira não é lixo! Nunca jogue resto de comida, palito de dente ou bituca de cigarro junto ao carvão.
    Churrasco


4 COMENTÁRIOS

  1. Horrível as dicas… Qualquer gaúcho sabe que é bem mais simples, principalmente a parte de salgar, primeiro se espeta a carne não me vem com grelha… E depois use sal grosso a vontade porém sem esfregar na carne, quando for tirar pra servir bata bem pra tirar o excesso e não esquece de cortar no sentido contrário ao da fibra da carne pra obter maior maciez… Quanto ao fogo é preferível fazer antes, costumo fazer usando uma garrafa de cerveja, enrola jornal na volta coloca no centro da churrasqueira, espalhe o carvão na volta, retire a garrafa ponha fogo, deixe um tempo e antes de colocar a carne para assar espalhe… Não tenha pressa porque isso é essencial pra tirar o gás do carvão evitando de dar dor de barriga nos convidados… Abraço.

  2. No meu modo de entender….não existe regras. O churrasco deve ser feito de acordo com aquilo q se julgar melhor. Porque tentaria fazer um churrasco à gaúcha se estou em SPaulo ou BHorizonte e adoro meu modo de fazer……??????

  3. Justamente ,cada regiao tem sua escolha por temperos e formas de assar,não é por que os gauchos tem fama e tradiçao no churrasco que tem que ser somente daquele jeito,eu particularmente nunca faço só com sal grosso,eu soco tres dentes de alho junto com o sal grosso,só para dar um leve gosto e adiciono um pouco de laranja e cerveja (e um fio de oleo de soja se a carne nao tiver muita gordura),da um sabor e um toque todo especial,sem duvidas que pra mim é muito melhor do que só com sal grosso,nem comparaçao,em varios churrascos fiz a pesquisa entre os participantes e a decisao foi unanime sobre os jeitos de temperar,churrasco so com sal grosso nao chega perto do temperado com alho.Mesmo se for de boi.Só nao por alho em excesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here