Por Avner Fernandez –

O dia mais esperado e aclamado da semana, para a grande maioria das pessoas é, sem dúvidas, a sexta-feira. Muitos passam a semana toda esperando a sexta chegar. Isso porque é o dia oficial do happy hour, de beber cerveja e encontrar os amigos. Novo Hamburgo dispõe de um ambiente propício e criado em cima dessa relação entre cerveja e amigos. A confraria da Bossta Beer, que, normalmente, acontece nas quintas-feiras, também decidiu dar mais espaço para o dia que antecede o fim de semana.

1-bossta-beer
Bossta Beer também tem kits a venda para presente. (Foto: Avner Fernandez)

Na última sexta-feira do mês de agosto, fiz parte da confraria de amigos, que, cada vez mais, ganha novos membros. Oficialmente, tudo começou em 2011, inclusive, é o ano que ilustra o rótulo da cerveja. A bebida, por sinal, é uma criação do holandês Hendrikus Klaas Van Enck, conhecido como Henk, que está há mais de 30 anos morando no Brasil.

2-bossta-beer-henk
O holandês Henk, ao fundo, de branco, e sua esposa Jaci à frente, de saia longa. Idealizadores da Bossta Beer. (Foto: Avner Fernandez)

Quem iniciou as reuniões de amigos, foi o holandês e sua esposa (brasileira), Jaci Inacia Van Enck. Eles faziam encontros no quiosque, localizado nos fundos da casa, onde hoje permanece como sede das confrarias. Tais reuniões sempre acabavam com cerveja sobrando. Foi então que a filha do casal, Jessica Vanessa Van Enck, decidiu começar a chamar os amigos, colocar um preço na cerveja e estender o encontro, para terminar com o estoque. Dali em diante, essa história não parou de se repetir, até que tomasse a proporção que a confraria da Bossta Beer é hoje.

3-bosta-beer-torre
Torre de chopp e clima caseiro nos sofás da parte externa. (Foto: Avner Fernandez)

O ambiente é aconchegante e nos faz sentirmos em casa. Logo na entrada, somos cordialmente recebidos e acompanhados até o quiosque. O clima é de descontração, de muitas conversas e risadas. Os anfitriões nos recebem com um chope pilsen, o mais tradicional e o primeiro feito pela Bossta Bier. Sabor marcante e típico das cervejas artesanais. A bebida é servida em temperatura agradável ao paladar, que refresca, mas não gela a garganta.

4-bosta-beer-cerveja-pilsen
O chope da Bossta Beer. Saboroso e refrescante. (Foto: Avner Fernandez)

Embora somente quatro tipos de chope estivessem disponíveis no dia, a casa normalmente oferece oito variedades da bebida. São elas: pilsen claro, weissen, weissen gold, weissen black, wit bier, blond ale, tuker lager e original belgian ale. Todas são feitas de forma caseira e artesanalmente.

5-bossta-beer-cervejas
A casa oferece até 8 tipos de chope. (Foto: Avner Fernandez)

A casa recomenda que o chope seja consumido do mais fraco ao mais forte. Por conta disso, após o pilsen, saboreei um weissen, que tem o gosto um pouco mais amargo e forte, porém, também de consumo agradável. Talvez a orientação por começar da mais fraca e ir aumentando o teor alcoólico, seja pelo fato de acostumar o paladar aos poucos.

IMG_3956
Quatro tipos de chope estavam disponíveis na noite . (Foto: Avner Fernandez)

O acompanhamento da bebida é feito, normalmente, por pizza, mas pode variar entre sushi ou outros petiscos, dependendo do dia. Os encarregados pelos comes da noite eram os pizzaiolos João e Silvia Bertoglio. Os irmãos são os proprietários da Pizza Di Casa, que tem como foco o atendimento em eventos, mas que já se tornaram parceiros e presença constante nas confrarias da Bossta Bier. A pizza tem um sabor diferenciado e traz uma variedade grande em seu cardápio, passando das mais tradicionais às menos conhecidas, mas não menos saborosas, como é o caso da pizza de pera com gorgonzola.

7-bosta-beer-pizza-salgada
Essas delícias da Pizza di Casa acompanham o chope. (Foto: Avner Fernandez)

No cardápio, inclusive, há a presença das pizzas doces. Provei a deliciosa pizza de chocolate com cobertura de coco, bombom e chocolate branco. A massa é levemente crocante e fininha, permitindo que o sabor da cobertura se destaque.

8-bossta-beer-pizza-doce
Se a sua preferência são as pizzas doces, elas também fazem parte do cardápio. (Foto: Avner Fernandez)

O projeto do casal Enck é tornar o hobbie um negócio. A pretensão é de, futuramente, abrir uma casa específica da Bossta Bier, mas sem deixar de realizar encontros no atual local. A ideia, também, é continuar dentro do pequeno, para continuar seguindo a linha do bom atendimento e da roda de amigos. Aliás, o objetivo é proporcionar um ambiente em que os clientes/amigos sintam-se em casa e isso o local sabe fazer com maestria.

9-bossta-beer-amigos
Clima de descontração e muito amistoso. (Foto: Avner Fernandez)

Para participar das confrarias da Bossta Bier é necessário comunica-los através do Facebook e consultar a disponibilidade de horários. Conforme dito anteriormente, as confrarias ocorrem, normalmente, nas quintas-feiras, mas também podem acontecer nas sextas. O valor do chope  liberado é de R$35,00 por pessoa.

10-bosta-beer-revista
Beber um chope da Bossta Beer e ler a Revista Sabores do Sul. Boa pedida para uma sexta-feira. (Foto: Avner Fernandez)

Novo Hamburgo/RS
www.facebook.com/bosstabeer
Rua Remi Henrique Muller, 128f, Hamburgo Velho

(51) 3595-4093

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here