A cada ano que passa, o Dia Mundial da Saúde – comemorado no dia 7 de abril – tem se tornado mais importante para conscientizar a população sobre os cuidados pessoais para uma vida mais equilibrada. A alimentação, com certeza, deve estar entre esses pontos. E, para ajudar, o Comitê Umami preparou uma receita de purê de batatas e cenoura com um toque especial. Saborosa e saudável, essa é uma sugestão para compartilhar com toda a família.

Muitas pessoas conhecem o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – por meio do tomate ou do queijo parmesão, porém, existem outros alimentos que também possuem esse gosto de forma natural. Nesta preparação, o umami está presente na batata e na cenoura, ingredientes cruciais para a elaboração do prato. Além de dar mais sabor à receita e auxiliar na redução de sódio, o umami oferece diversos benefícios à saúde, como o aumento da salivação, que contribui para a aceitação alimentar e para a higiene bucal.

Confira abaixo o modo de preparo:

Purê de Batatas e Cenoura

Ingredientes:
1 cenoura média, cozida e espremida ainda quente (150 g)
3 batatas médias, cozidas e espremidas ainda quentes (480 g)
Meia xícara (chá) de leite (100 ml)
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
Meia colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de glutamato monossódico

Modo de preparo:
1. Em uma tigela média, coloque a cenoura, a batata e o leite e, com a ajuda de um garfo, mexa por 5 minutos, ou até obter uma mistura homogênea.
2. Em uma panela grande, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte o purê e tempere com o sal e o glutamato monossódico.
3. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica do Chef:
Para obter uma mistura mais homogênea, utilize um batedor de arame ao invés do garfo.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here