Receita de levain, o fermento natural

O processo para fazer um levain, o fermento artesanal em casa é simples, mas demanda paciência e persistência. Confira a receita de levain sugerida por Leandro Harter, proprietário da Levian Pães Artesanais de Porto Alegre.

1º DIA

Numa tigela, coloque 50 ml de água em temperatura ambiente e 50 gramas de farinha de centeio ou trigo integral. Misture bem, cubra com um pano e guarde em um ambiente sem corrente de ar e com uma temperatura entre 20°C e 26°C.

Receita de levain, o fermento natural
Levain Centeio. (Foto: Levain Pães Artesanais)
2º DIA

Acrescente mais 50 ml de água na mistura e mais 50 gramas de farinha. Misture bem, cubra com o pano e guarde novamente. Pode deixar dentro do micro-ondas. Fica fechado e quentinho. É importante mexer com uma colher ou garfo algumas vezes ao dia, para incorporar ar e as leveduras terem oxigênio para se multiplicarem.

3º DIA

Repita o mesmo processo: adicione 50ml de água na mistura e acrescente 50 grama de farinha. Misture bem, cubra com o pano e guarde o fermento.

4º DIA

No quarto dia, a massa começará a crescer e deverão aparecer bolhas. Quando ela dobrar de volume (o que deve ocorrer entre o quarto e o quinto dia), quer dizer que o fermento já está começando a ter vida.

5º DIA

Neste dia, descarte metade (aproximadamente 200 gramas) e adicione 100 gramas de água e 100 gramas de farinha e volte a guardá-lo com o paninho em cima.

6º DIA

Já podes te aventurar no primeiro pão. Pegue metade do fermento do pote e reconstrua ele novamente conforme acima. Assim, terás fermento para o próximo pão.

Como guardar o fermento natural?

Se não for fazer pão todos os dias, guarde o fermento natural na geladeira, em um pote com tampa. O fermento deve ser alimentado a cada 7 a 10 dias para não morrer. Para alimentar o fermento, jogue fora metade dele e adicione em partes iguais o que foi descartado. Nunca use o fermento direto da geladeira, pois ele estará fraco.

Já conhece nosso Instagram? Então Clique Aqui!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here