Melhor Bistrô e Chef Revelação – Prêmio Revista Sabores do Sul 2014

Chef Raffa Leal trabalha unindo a gastronomia com foco em sustentabilidade (Crédito: Luciana Bohn)
Chef Raffa Leal trabalha unindo a gastronomia com foco em sustentabilidade

Com quase dois anos de atividades, o Raffama conquis­tou a simpatia e o paladar de seus clientes. Anteriormente, o local abrigava um café, cujo um dos donos, Raffa Leal, tentou manter, mas logo o transformou em um bistrô. Vendo a neces­sidade de contar com ajuda na cozinha, o chef convidou Rafael Löhr para ser seu sócio.

A proposta do local é diferente: os clientes podem almoçar a qualquer hora do dia. O objetivo é oferecer a refeição para quem tem horários diferentes de intervalo. Além de lanches exclusivos, o cardápio conta com oito tipos de risotos e de mas­sas, grelhados de diversos tipos de carnes e peixes, além do omelete recheado, que tem sido uma sensação. As saladas são feitas com verduras e legumes orgânicos e a dupla ainda ofe­rece o “prato do cliente”, incrementando a receita favorita do consumidor. Entre os doces, a novidade é a torta de cappucci­no (ganache de chocolate amargo, merengue italiano, grãos de café e calda de cappuccino com amarula).

Outro aspecto que chama a atenção de quem entra no bis­trô, é o fundo musical. “Nós queremos alimentar o corpo e a alma”, afirma Löhr. Unindo a música à decoração feita com foco em sustentabilidade e com uma cristaleira dispondo de livros e revistas, o Raffama se torna um local aconchegante em meio ao agito do centro de São Leopoldo. Para os sócios, o su­cesso é construído justamente pelo relacionamento que man­tém com seus clientes, atendendo-os de forma personalizada.

Junto com o destaque do seu bistrô, Raffa Leal foi escolhi­do como Chef Revelação. A avó foi a responsável por introduzi­-lo à culinária. A sua formação profissional começou em 2005, quando cursou Gastronomia na Unisinos. Após, Raffa recebeu uma proposta para trabalhar no restaurante Vila Joya, em Por­tugal, onde passou um ano praticando culinária mediterrânea com foco em sustentabilidade. Leal tem ainda especialização em gastronomia italiana. Gostando muito de cozinhar comida baiana e marroquina, Raffa reforça o gosto por pratos bem temperados, mantendo o equilíbrio entre especiarias e pimen­ta. “Gosto de proporcionar sensações que permitam sentir na boca todos os sabores em um mesmo prato”, afirma.

Além do bistrô, Raffa ministra cursos, tanto em instituições quanto na sua própria casa ou dos alunos. Ele também partici­pa da BioNat, onde foi o responsável por criar o espaço gour­met da feira de produtos orgânicos.

O Raffama funciona de segunda à sexta das 8h às 18h30 e no sábado em dois horários: 8h às 15h e das 19h até o mo­vimento encerrar.

 

Rua João Neves da Fontoura, 529

Fone: (51) 3572.0367



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here