Foto: Nilo Biazetto

O Natal é uma data repleta de memórias. Seja pelo som das músicas próprias da época, pelo toque dos abraços e beijos trocados na confraternização, pelo aroma vindo da cozinha na preparação da ceia ou pela riqueza e diversidade de sabores colocados à mesa para a festa, o Natal traz sempre boas lembranças.

O chef Júnior Durski, do restaurante Madero, compartilha sua memória afetiva do Natal, o Pierogi, que é um pastel cozido, originário da Polônia e do oeste da Ucrânia. Normalmente, são recheados com batata, chucrute, carne, queijo ou frutas.

Ingredientes para a massa
300 gramas de farinha de trigo
150 ml de água

Ingredientes para o recheio
1 kg de batata
1 unidade de cebola grande picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
250 gramas de ricota amassada
Sal a gosto

Ingredientes para o molho
500 gramas de patinho cortado em cubos pequenos
1 unidade de cebola grande picada
3 dentes de alho
200 gramas de tomate pelado
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto

Complemento (opcional)
Nata a gosto
Cebola frita
Krin (raiz forte com beterraba)

Modo de preparo
Recheio
Cozinhe a batata até amolecer e amasse-a no espremedor. Frite a cebola no azeite de oliva até dourar e misture com a batata amassada. Adicione sal a gosto. Deixe esfriar. Quando estiver frio, misture a ricota.

Massa
Misture a farinha com a água. Sove bem a massa até ficar lisa. Abra a massa com um rolo ou cilindro e corte com um cortador ou utilize a boca de um copo. Coloque o recheio no centro da massa e feche as bordas. Cozinhe em água salgada fervente. Estará no ponto quando boiar, aproximadamente dois minutos.

Molho
Esquente uma panela, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e a carne. Frite até dourar. Neste ponto, acrescente o tomate picado e deixe cozinhando até a carne amolecer. Se preciso, adicione água aos poucos. Finalize temperando com sal, cheiro verde e pimenta a gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here