Josi Castro, professora da Faculdade Senac Porto Alegre elabora receita diferente do tradicional panetone

De origem italiana, o panetone conquistou o paladar dos brasileiros ao longo dos anos e se tornou uma das receitas tradicionais nas festas natalinas.  O recheio do pão, doce ou salgado, pode ser elaborado a partir de vários ingredientes, basta uma “pitada” de criatividade.

A professora do curso Padeiro e Confeiteiro da Faculdade Senac Porto Alegre, Josi Castro, elaborou uma receita salgada, com recheio de ricota, bacon e azeitonas pretas. Para a massa, os ingredientes necessários são farinha, fermento biológico, leite, cerveja branca, ovos, sal, açúcar, óleo de canola e manteiga.

De fácil preparo, o panetone salgado pode ser uma ótima opção para presentear amigos e familiares durante as confraternizações.

Confira como preparar o Panetone Salgado

Ingredientes 
Massa
1 kg de farinha de trigo
200g de manteiga
40 g de fermento biológico seco
240 ml de leite
240 ml de cerveja branca – tipo weiss
4 Ovos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de chá de óleo de canola

Recheio
250g de bacon picado
200 g de Ricota picada
150 g de azeitonas pretas picadas
Queijo parmesão ralado – a gosto

Modo de preparo
Em um tigela misture a farinha com o fermento. Em outro recipiente, coloque os ingredientes líquidos mais o sal e o açúcar e misture bem. Coloque aos poucos esta mistura na farinha, até ficar uma massa homogênea. Sove até desgrudar das mãos. Polvilhe farinha de trigo na mesa e abra a massa em formato de retângulo Coloque manteiga em 2/3 da massa e dobre em três partes. Repita este processo mais duas vezes. Deixe a massa descansar por 20 minutos.

Abra a massa com um rolo e espalhe o recheio. Enrole como se fosse um rocambole e divida a massa em quatro partes. Enrrole a massa e coloque em formas próprias para panetone. Espere dobrar de volume. Com uma faca, faça um pequeno corte, em formato de cruz no topo do panetone, pincele com eggwash (mistura de ovos levemente batidos um pouco de leite ou água, para deixar com aparência dourada) e polvilhe com queijo parmesão ralado. Assar em forno a 180º por aproximadamente 40 minutos. Rende quatro panetones de 500g.

 

In



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here