massa integral com molho de tomate e ricota.

O sabor e a leveza das massas integrais são uma opção para quem não abre mão de uma alimentação saudável e rica em fibras.

Quem disse que massa não pode ser consumida por quem está de dieta? O alimento, conhecido por “pesar” no estômago e ser muito calórico, é costumeiramente evitado por quem está querendo perder peso. Mas essa situação pode ser facilmente revertida com uma simples troca de molhos, optando por opções mais leves, ou pela troca da massa, utilizando massa integral.

Um dos benefícios do macarrão de farinha integral é que, por ser rico em fibras, você provavelmente vai comer menos e se sentir saciado mais rápido. As fibras ajudam a controlar seu apetite, fazendo seu estômago se sentir mais “satisfeito”. Segundo o chef Luis Felipe Beck, da Porto a Porto, importadora da marca italiana Paganini no Rio Grande do Sul, “o macarrão integral é ótimo para quem busca ganho de massa magra e também para as pessoas que estão fazendo reeducação alimentar”.

+ Receitas de massas

Para acabar com o receio de comer macarrão quando se está de olho na balança, pedidos ao chef que preparasse duas receitas com massas integrais da linha Pasta Integrale da Paganini. A primeira, é uma receita simples de espaguete integral com atum, que leva ingredientes como alcaparras e azeitonas. O segundo prato é penne integral com molho de tomate e ricota, finalizado com manjericão. Para elaborar as receitas, o chef levou em questão em consideração três pontos principais: tempo, facilidade no preparo e custo não elevado. Acompanhe e descubra como preparar receitas leves com macarrão integral.

Penne Integral com Molho de Tomate e Ricota

massa-integral-com-molho-de-tomate-ricota
Penne Integral com Molho de Tomate e Ricota. (Foto: João Ricardo)

Ingredientes
500 g de penne integral
400 g de ricota, cortada em pedaços
4 dentes de alho cortados em lâminas finas
2 azeitonas pretas, sem caroço, e cortadas em pedaços bem pequenos
1 lata de tomate sem pele
Queijo Grana padano a gosto
Pimenta do reino a gosto
Manjericão a gosto
Azeite
Sal

Modo de Preparo
Aqueça 4 litros de água para cozinhar a massa penne integral. Quando ferver, acrescente sal e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra a massa e reserve um copo da água do cozimento.

Em uma frigideira grande e antiaderente, aqueça em fogo médio um generoso fio de azeite e refogue o alho. Junte o tomate e salpique um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Quando o tomate começar a desmanchar, amasse com um garfo e abaixe o fogo.

Aguarde se tornar uma pasta úmida e então junte a azeitona e um pouco da água do cozimento. Prove e acerte o sal e a pimenta. Misture o macarrão integral e envolva-o bem com o molho. Finalize com azeite a gosto e folhas de manjericão e, se necessário, um pouco mais da água do cozimento do macarrão.

Transfira a massa para um prato aquecido, distribua mais manjericão, pedaços de ricota e as lascas de grana padano. Sirva em seguida.

Espaguete Integral com Atum

massa-integral-com-atum
Espaguete integral com atum. (Foto: João Ricardo)

Ingredientes
500 g de espaguete integral
4 colheres de sopa de Azeite Extra Virgem com Aglio e Peperoncino
2 dentes de alho
1 cebola
1 lata de atum
1 colher de sopa de alcaparras
6 tomates cerejas
4 azeitonas pretas
Salsinha

Modo de Preparo da Massa
Cozinhe o espaguete integral em água fervente e sal até ficar como desejado (ou cerca de 7 minutos como indica a embalagem). Escorra.

Modo de Preparo do Molho
Em uma panela coloque as 4 colheres de azeite de oliva, espere esquentar um pouco e adicione cebola, alho e refogue. Após uns 2 minutos adicione o atum, as azeitonas pretas e a salsinha deixando cozinhar por mais 2 minutos. Acrescente os tomates cerejas partidos ao meio. Despeje o molho sobre o macarrão e misture bem.

produtos-paganini-massa-integral
As receitas desta matéria foram feitas com produtos Paganini. (Foto: João Ricardo)

 Saiba mais sobre a marca italiana Paganini no site: www.paganinigastronomia.com.br



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here