COMPARTILHE
Bolo de Frutas Vermelhas com Ganache da Personal Chef Julia Hackner Telefone: (51) 8142-0607.

Com nada de cobertura e muito recheio, eles são a mais nova paixão das noivas.

O Bolo Sem Vergonha2
Bolo de Chocolate com Baunilha da Cake Designer Andrea Bohlke Telefone: (51) 9805-3341

Começou com o casamento da cantora e atriz americana Hilary Duff, depois disso, a mania tomou conta de casamentos e festas em geral. A ordem é preparar um bolo simétrico, com belos pães de ló recheados de cremes espessos. Tudo isso sem cobertura! Se você achou a combinação estranha, está enganado. É impossível conter a vontade de surrupiar um pedaço do bolo, com 100% da massa e recheios abundantes expostos.

Os bolos pelados, ou “naked cakes”, existem desde o tempo da vovó, mas como toda a receita ou moda, sempre voltam a ser tendência. As confeiteiras que se arriscam em preparar a delícia consideram o bolo um pouco complicado de fazer. “A massa do bolo e o recheio devem ser muito bem calculados para ficarem exatamente iguais”, comenta Andrea Bohlke, confeiteira com 23 anos de experiência na área.

Se você pensou em preparar um para as festividades da família, aposte em opções menores, já que um bolo em grandes proporções necessita de técnica e noções de consistência de recheio. Para Mariana Boll, confeiteira de Porto Alegre, saber com antecedência qual será a temperatura do dia do evento é essencial. “O bolo não é recomendado para dias quentes, portanto, se tiver frutas frescas e ou flores naturais deve mantido em local fresco”, salienta.

O “must have” são as decorações, que dependem muito do gosto da noiva. Frutas, nas opções frescas ou secas, flores, e até pequenos mimos feitos de pasta americana valem para deixar o bolo colorido e elegante. Júlia Hackner, personal chef e auxiliar confeiteiro do Atelier de Cuisine Les Macarons da chef Andréa Ernst Shein, considera um dos pontos mais importantes para o sabor e umidade do bolo o preparo perto da data. “Uma estratégia para manter o frescor, é montá-lo no próprio local do evento”, revela.

Além da umidade, outro problema recorrente na vida de quem prepara os bolos pelados é o transporte. Por ser feito em andares, a sua estrutura deve ser feita com muito cuidado, já que o peso sobre o bolo de baixo é muito grande. Ou seja, qualquer choque pode ser desastroso. “Uma vez que, ao não ter nenhum tipo de cobertura, é fácil ter pequenos estragos no transporte”, comenta Júlia.

A harmonização é tudo

Bolo de Frutas Vermelhas com Ganache da Personal Chef Julia Hackner Telefone: (51) 8142-0607.
Bolo de Frutas Vermelhas com Ganache da Personal Chef Julia Hackner
Telefone: (51) 8142-0607.

Belos, saborosos e rústicos, os bolos pelados combinam com vários tipos de eventos. Aniversários e casamentos são as opções mais citadas pelos clientes, que sempre seguem uma festa no estilo descontraído e informal. Comemorações ao ar livre combinam muito com os nakeds, já que flores e frutas remetem a estação primavera, muito escolhida pelos casais para ser a época de seu casamento.

Apesar de ser um sucesso, críticas e caras de espanto ainda fazem parte da vida de noivas que elegem esta novidade como a sua preferida. As reações são diversas, mas para Júlia, uma das opiniões mais vistas por seus clientes é a menos-valia. “Por não ter cobertura ele pode ser caracterizado como um bolo mais simples”. Entretanto, outras releituras podem ser feitas a partir desta característica. “Ele também pode ser visto como algo menos artificial, já que são utilizados materiais mais naturais”, destaca.

O valor, nada salgado, chega a ser 40% menor de que um bolo artístico coberto com pasta americana. Segundo as confeiteiras, tudo depende da quantidade de andares e de outros elementos de decoração que estarão no bolo. Afora estas novidades, o bolo com pasta americana sempre terá lugar cativo no coração de noivas mais tradicionais. Para quem gosta de inovar, existem milhares de opções de formato ou recheio, a personalidade da noiva é quem manda.

Patrícia Frohlich, confeiteira de Dois Irmãos, considera um dos pontos altos de toda a confeiteira ser antenada nas novidades. Ela inovou ao criar pequenas e delicadas miniaturas do Bolo Nu. Segundo Patrícia, a criação destas porções em menor tamanho aconteceu por conta do interesse de um casal pela versão grande. “Fiz um modelo de morango para facilitar a degustação dos noivos, que amaram a inovação”. A dica da chef para quem deseja criar o seu mini-bolinho em casa é a seguinte: “Corte a massa do bolo usando dois tamanhos diferentes de cortadores e recheie, é super simples!”.

2038
Bolo de Baunilha da Confeiteira Patrícia Frohlich, da Süsslich Casa de Doces Telefone: (51) 8176-9724

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here