Foto: Manuela Zang/Divulgação

O contato da leopoldense Manuela Zang com a cozinha não é recente, ela cresceu no meio das panelas do restaurante dos pais e tios em Nova Petrópolis. Como não poderia ser diferente, o amor pela gastronomia levou Manuela, junto com sua mãe Lourdes Borkert, a abrir, em 2006, o Spaço Light, restaurante especializado em comidas saudáveis e que passou a atender um público cada vez mais crescente, de pessoas que se preocupam com a saúde.

Em 2014, Manuela e o marido, abriram o Pub República das Cervejas, bar especializado em cervejas artesanais, onde ela comanda com maestria a cozinha e serve tradicionais pratos alemães, hambúrgueres premiados e jantares harmonizados.

A necessidade de conhecimento na área foi crescendo e em 2015 Manuela fez o curso de Bier Sommelier, na Science of Bier, de Florianópolis, buscando agregar, cada vez mais, a comida com a cerveja. No ano seguinte, formou-se em Gastronomia pela Unisinos, onde teve contato com professores especializados, técnicas de cocção e conhecimento de produtos, aprimorando cada vez mais seu trabalho na cozinha.

Sua área de atuação vai além do pub. Trabalha como personal chef, em eventos particulares e empresariais e também com comida de rua. Com uma “culinária afetiva”, busca elaborar os pratos de acordo com suas lembranças gustativas de cheiros, aromas e sabores que acompanharam seu crescimento, aliado às técnicas que aprendeu na universidade.

Na sua cozinha não pode faltar produtos locais, de acordo com a estação do ano. Elabora pratos com cerveja como a porchetta (barriga de porco enrolada recheada com ervas e cogumelos, marinada na cerveja assada lentamente e crosta pururuca) ou a maionese de cerveja, item muito solicitado para comer com os hambúrgueres no pub. Não dá para negar que a sua paixão é mesmo a gastronomia. E a dedicação que Manuela tem pelo ofício está rendendo a ela, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Revista Sabores do Sul. Suas habilidades gastronômicas podem ser encontradas no cardápio do República das Cervejas, de quintas à sábados, das 20h às 2h.

São Leopoldo/RS
Rua Amadeu Rossi, 350
Fone: (51) 98100-6018
facebook.com/RepublicaDasCervejas

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here