Receita de lombo para o Natal ou Ano Novo? Pode parar de procurar. Este além de uma delícia é de fácil preparo e fica molhadinho.

Ingredientes:
– 100g de queijo gorgonzola
– 150g de bacon
– 01 peça de lombo de porco (+/- 1 ½ kg)
– 02 cebolas raladas
– suco de 02 limões
– 06 dentes de alho
– 01 maçã verde sem casca e sem sementes
– 20g de uvas passas pretas
– 20g de damasco
– pimenta do reino preta moída a gosto – sal a gosto

Para o molho de espumante
– caldo que se formou na assadeira
– ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
– 01 colher (sopa) de amido de milho
– ½ xícara (chá) de espumante
– ¼ xícara (chá) de uvas passas pretas
– 02 cravos da índia
– 01 pitada de canela em pó
– pimenta do reino preta moída a gosto
– sal a gosto

Modo de preparo:
Limpe uma peça de lombo de porco e tempere com suco de 2 limões, 2 cebolas raladas, 4 dentes de alho amassados, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Reserve.

Numa frigideira coloque o bacon picadinho e leve ao fogo médio para fritar por 1 minuto. Adicione 1 colher (chá) de alho picadinho, 1 maçã verde sem casca e sem sementes, picada em cubinhos e refogue bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente 100g de gorgonzola esfarelado, 20g de uvas passas pretas, 20g de damasco picadinho, sal a gosto e misture bem. Reserve.

Com uma faca comprida, reta e afiada e faça um furo no centro da peça de lombo, no sentido do comprimento inteiro, sem furar do outro lado da peça. Retire a faca e volte a furar, no mesmo lugar, mas formando uma cruz.

Pegue um pedaço de cano de PVC (com 2 cm de diâmetro e mais comprido do que a peça de lombo) coloque no furo da peça e vá empurrando e rodando o cano para dentro do lombo até preencher a peça inteira. Retire o cano da peça e coloque o recheio de maçã e gorgonzola dentro do cano.

Coloque o cano com recheio inteiro dentro da peça de lombo.

Pegue outro cano de PVC, de diâmetro menor (1,5 cm de diâmetro e comprimento maior que a peça de lombo) e tampe uma das extremidades com uma rolha.

Coloque o cano com a extremidade fechada com uma rolha dentro do cano com recheio e vá empurrando o recheio para dentro da peça de lombo. Conforme você empurra vá retirando o cano (com recheio) da peça de lombo (como se fosse uma seringa). Faça isso até o recheio preencher toda a peça. Retire o cano.

Numa assadeira coloque o lombo recheado e leve para assar a 180° C coberto com papel alumínio por +/- 2 h. Retire o papel alumínio e deixe dourar por 20 minutos. Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida com molho de espumante.

Modo de preparo do molho de espumante

Numa panela coloque o caldo que se formou na assadeira, ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de amido de milho, ½ xícara (chá) de espumante, ¼ xícara (chá) de uvas passas pretas, 2 cravos da índia, 1 pitada de canela em pó, sal e pimenta do reino preta moída a gosto, misture e leve ao fogo médio. Deixe ferver por +/- 10 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.sopa) deste sal temperado com 100 g de manteiga e reserve na geladeira.

Depois de 1 hora retire a assadeira do forno e fatie o lombo sem separar as fatias. Entre as fatias de lombo coloque uma porção de manteiga temperada e entre as fatias de batatas também. Salpique um pouco de sal nas batatas e volte a assadeira ao forno, sem papel alumínio, por mais 1 hora a 200 ° C.

Retire a assadeira do forno, disponha o lombo e as batatas em um prato e sirva com salada verde.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here