Foto: Néia Dutra

Não precisou pensar muito para decidir o que queria fazer da vida, bastou uma experiência de uma tarefa de escola para o porto-alegrense radicado em Novo Hamburgo, Iury Freitas, se descobrir cozinheiro. E isso foi lá aos 17 anos quando começou a trabalhar como auxiliar de cozinha, seu primeiro emprego. Depois disso, passou por alguns restaurantes, aprendeu, foi para o Rio a convite de um chef amigo e foi lá que, convivendo com profissionais da área, ganhou know-how para começar a carreira, há três anos.

Durante os primeiros passos no mundo da gastronomia fez vários cursos. Hoje tem trabalhado e se destacado nas carnes assadas, saladas e molhos, mas se identifica muito com a culinária tailandesa. Adaptou ao seu estilo o conceito de gastronomia versátil: “devido às minhas experiências desde o princípio quando comecei a levar minha comida aos amigos, quando não importava muito o glamour da estrutura, se dava um jeito. As aventuras, as maneiras e lugares de se cozinhar, mas sempre com sorriso no rosto, comida boa e confraternização”, define Iury.

O jovem chef se diz inspirado em pessoas, lugares e experiências de vida. “Acredito que tudo é uma questão de construção, e quanto mais a gente vive e constrói, o afeto, a união a troca de experiências e informações, isto é mais inspirador e criativo”, ressalta. Outras inspirações vieram também do primeiro livro de gastronomia que leu, do chef Laurent Suaudeau, “Cartas a um jovem chef”, uma referência sobre cozinha que encantou Iury.

Atualmente está à frente de uma hamburgueria artesanal, a Soul Rebel Burger’s. Lá produz tudo no local onde é servido, no estilo slow food. “As receitas são técnicas misturadas, fazemos relações a almas rebeldes, que deixaram seu legado no mundo. Cada hambúrguer é uma personalidade, então cada um é uma proposta diferente uma da outra”, conta. Uma dessas almas rebeldes é o hambúrguer Tim Maia. Iury acredita que o trabalho simples, honesto e bem feito são ingredientes fundamentais para impulsionar novos projetos. Para finalizar, o prato preferido dele é um hambúrguer bem suculento, assado em fogo alto com sal grosso, com uma cerveja estilo Indian Pale Ale gelada. O Soul Rebel Burger´s abre de terça a domingo para jantar; e aos sábados também abre para almoço.

Novo Hamburgo/RS
Rua Tamandaré, 141
Fone: (51) 3399-7600
facebook.com/soulrebelburgers

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here