pratos enoteca decanter
Cardápio fixo e Sugestões do Chef na Enoteca Decanter. (Foto: Sabina Fuhr)
Por Sabina Fuhr –

Costumo fazer os cursos de vinhos da Cias Innovation e muitos deles acontecem na Enoteca Decanter na Rua Lucas de Oliveira em Porto Alegre. As vezes chego um pouco antes e aproveito para circular pela loja e ver as novidades em vinhos ou mesmo para bebericar uma taça de espumante com bruschettas no Wine Bar.

bruschettas e espumante
Bruschettas na Enoteca Decante. (Foto: Sabina Fuhr)
Cardápio de chef premiado

Dias atrás resolvi voltar para jantar e conhecer um pouco mais do cardápio criado pelo chef Bruno Rossi, um jovem talento, que conquistou em 2018 o Prêmio Revista Sabores do Sul de Chef Revelação de Porto Alegre. A expectativa era grande e pode ter certeza que foi correspondida.

O chef Bruno Rossi. (Foto: Divulgação)
Jantar harmonizado

O trabalho da equipe da Enoteca Decanter está sempre em sintonia. O chef sugere o prato e o sommelier recomendam a melhor harmonização. O resultado não pode ser melhor. Elogios também para o serviço. Cordial e super eficiente.

Jerfferson Soares Silva 
O sommelier Jerfferson Marcos Soares Silva . (Foto: Sabina Fuhr)

Para começar pães e foccacias com azeite gaúcho Verde Louro e o espumante italiano Ferrari Maximum Brut. É elaborado a partir de uvas Chardonnay de acordo com o método tradicional, ou seja, com segunda fermentação do vinho na garrafa.

Pão e Foccacia. (Foto: Sabina Fuhr)
Surpreendidos a cada prato

Ao invés de olharmos o cardápio deixamos que o chef Bruno nos surpreendesse. Ele começou mandando o Steak Tartare acompanhando de torradinhas. Para beber a sugestão foi o Tetramythos Agiorgitiko 2017. Um vinho grego elaborado 100% com a variedade Agiorgitiko.

Steak Tartare
Steak Tartare. (Foto: Sabina Fuhr)

Outra delícia que provamos foi o Jamón Ibérico 100% puro de Bellota (R$ 49,00 cinquenta gramas). Ficou ainda mais saboroso acompanhado do vinho espanhol Luis Canãs Reserva 2012, elaborado com as uvas Tempranillo (95%) e Graciano (5%).

Jamón Ibérico e taça de vinho tinto
Jamón Ibérico. (Foto: Sabina Fuhr)

Como prato principal recebemos duas preciosidades que casaram perfeitamente com o Domingos Alves de Sousa Reserva Pessoal Douro 2008. O vinho português de múltipla castas como Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e Tinta Barroca passou por 16 meses em barricas francesas novas + 80 meses em garrafas.

fettuccine
Fettuccine ao Funghi Porcini. (Foto: Sabina Fuhr)
Meu preferido

Eu, uma apaixonada por massa, fiquei com o Fettuccine ao molho cremoso de funghi porcini, com crocante de castanhas, grana padano e redução de balsâmico (R$ 69,00). Daqueles pratos tão gostosos que dá vontade de repetir umas três vezes por semana.

filé mignon enoteca decanter
Filé Mignon Forestier. (Foto: Sabina Fuhr)
Sobremesas

O Filé Mignon Forestier, filé alto grelhado com molho à base de cogumelos Paris com purê de cabotiá e legumes tostados também recebeu elogios.

Crème brûlée
Crème brûlée. (Foto: Sabina Fuhr)

Mesmo depois de tantas delícias não abrimos mão da sobremesa. Ainda bem! O irretocável Crème brûlée foi acompanhado pelo vinho de sobremesa Château Ramon 2014 da região de Monbazillac, na França. Elaborado com 80% de Sémillon.

mousse de chocolate
Mousse de chocolate com frutas vermelhas. (Foto: Sabina Fuhr)

Já o Mousse de chocolate com frutas vermelhas foi realçado pelo Curatolo Arini Marsala Fine Semi Secco. Um vinho fortifica produzido nos arredores de Marsala, na Sicília, Itália.

mesas enoteca decanter
Wine Bar Enoteca Decante. (Foto: Sabina Fuhr)
Sugestões do Chef

Além de pratos fixos no cardápio há sempre Sugestões do Chef anotadas diariamente no quadro negro do Wine Bar. Os pratos variam de acordo com os ingredientes disponíveis.  No Wine Bar da Enoteca Decante são cerca de 40 rótulos disponíveis para beber em taça.

prateleiras com vinhos enoteca decanter
Loja com inúmeros rótulos nacionais e importados. (Foto: Sabina Fuhr)
Loja e Delicatéssen

Além do Wine Bar, a Enoteca Decanter conta com uma loja de delicatéssen da Armazém dos Importados e uma loja de vinhos com mais de mil rótulos entre nacionais e importados.

Horário de Atendimento

A Loja abre de segunda a sexta, das 10h às 22h e sábado das 9h às 22h. Já o Wine Bar funciona de segunda a sábado, das 17h30 às 22h.

Ideal para: beber bons vinhos, jantar harmonizado, happy hour com amigos

Enoteca Decanter
Porto Alegre/RS
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 935
Fone: (51) 3026.1800
www.armazemdosimportados.com.br
Instagram/@armazemdosimportados



1 COMENTÁRIO

  1. Achei o restaurante bom, seus vinhos sao melhores!!! Relacao custo x Beneficio e bom! Meio salgadinho preco mas gostei! Lugar muito agradavel. Otimo atendimento, excelentes vinhos indicados por um somellier e boa comida. Recomendo com certeza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here