Todo mundo conhece alguém que é fanático por chás. Seja para fins medicinais, por hábitos culturais ou simplesmente pela apreciação do sabor, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Isso é ótimo, já que há diversos benefícios ligados ao seu consumo – como ação antioxidante, prevenção de doenças cardíacas, efeitos anti-inflamatórios etc.

O consumo de chás começou a popularizar inicialmente na China, entre os anos 618 e 907. Já os primeiros contatos nos países ocidentais se deram mais de cinco séculos mais tarde, por volta de 1540, quando os portugueses chegaram ao Japão.

Uma curiosidade sobre esta bebida é que nem todas as infusões podem ser chamadas de chá. Este “título” é conferido apenas àquelas derivadas da planta Camellia Sinensis, que são os chás verdes, brancos e pretos. Em meio a tantas possibilidades, o chá verde merece destaque, pois é o único a ser umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano. Este gosto tem como características estimular o aumento da salivação e o prolongamento do sabor. Confira detalhadamente quais os benefícios de cada tipo de chá:

– Chá verde: o chá verde tem sabor bem característico. Possui flavonoides, poderosos antioxidantes, catequinas – fitonutrientes que auxiliam as contrações das artérias do coração – e outros nutrientes que aceleram o metabolismo, melhoram o humor e protegem contra o alto índice de colesterol LDL, o chamado “ruim”. Determinados tipos possuem também o aminoácido L-theanina, que é responsável por conferir o gosto umami e auxilia na aceitação alimentar, digestão de proteínas e melhora da higiene bucal. Uma característica deste tipo de chá é ser bastante versátil. Exemplo disso é seu uso como ingrediente para o preparo do Creme Brûlée de chá verde , receita saudável que pode ser consumida por toda a família.

– Chá de erva-doce: a erva-doce é uma herbácea aromática muito eficaz para amenizar problemas digestivos como inchaços e gases. Além disso, contém grande concentrações de potássio, mineral capaz de reduzir a pressão arterial.

– Chá mate: mais famoso entre os brasileiros, o chá-mate é um dos aliados no combate ao colesterol, já que contém substâncias com efeitos anti-inflamatórios. As altas quantidades de vitamina B1 presente nesta infusão ajudam o corpo a captar energia das células, além de contribuírem para o bom funcionamento do cérebro.

– Chá de hibisco: os antioxidantes presentes nesse tipo de chá reduzem o depósito de gordura nas regiões do abdômen e dos quadris, além de desempenhar ação diurética e ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol LDL.

– Chá branco: as catequinas estão presentes em grandes quantidades nesse chá e podem ser importantes aliadas no combate ao câncer e a doenças cardiovasculares e cerebrais. Além disso, ele é capaz de contribuir para o bom humor, pois possui aminoácidos que estimulam os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Dica: acrescentar um pouco de leite, como os ingleses, é uma ótima alternativa para dar um gostinho a mais na preparação dos chás.

Crédito Comitê Umami



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