Versátil e deliciosa, a carne bovina faz a alegria das refeições dos brasileiros. Mas comer bife todos os dias cansa, não é? O ideal é inovar nas receitas e preparar a carne bovina em cozidos, picadinhos, grelhados e assados. Revelamos aqui as características de cada corte e a melhor forma de prepará-lo, para você incrementar o cardápio da sua família com receitas pra lá de saborosas!

Acém
Econômica, macia e com pouca gordura, pode ser usada moída ou no preparo cozidos, carne de panela, ensopados, picadinhos, refogados, ou preparadas com molho.
Alcatra
É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, ideal para bifes; e a alcatra propriamente dita, boa para assados, grelhados e picadinhos. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto como em bifes grossos na grelha. Mas evite cortes finos, pois a carne pode ressecar.
Contrafilé
Localiza-se na parte externa da coluna vertebral. Acamada de gordura na lateral deixa a carne saborosa e macia. É indicada para o preparo de bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, medalhões e churrasco. Escolha uma peça com a manta de gordura uniforme para mantê-la tenra e suculenta.
Coxão duro
Corte grande, com fibras alongadas e consistência firme, envolvido por uma capa de gordura. Para ficar macia deve ser cozida lentamente, e por isso é indicado para ensopados, molhos e sopas. Coxão mole O músculo arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Excelente para o preparo de assados, grelhados, escalopes, bifes finos, à milanesa e até moído.
Costela
O corte, com ossos maiores e mais largos, tem sabor, textura e aroma marcantes. Seu cozimento leva tempo, pois é preciso amaciar as fibras. Mas a espera vale a pena! Utilizada principalmente em churrasco, é deliciosa.
Filé-mignon
Extremamente macio, livre de nervos, gordura e ossos, é considerado um corte nobre. Pode ser usado no preparo de estrogonofe, rosbife, filé e medalhão. Como tem pouca gordura, é preciso acrescentar óleo, manteiga, azeite ou margarina ao preparo para que não resseque.
Fraldinha
Extremamente macia, fica ótima no churrasco. Mas pode ser servida também em bifes e assados.
Lagarto
Carne de coloração mais clara, formato arredondado e alongado. Magro, com fibras longas e pouca gordura, o lagarto precisa de mais tempo de cozimento para ficar macio. Vai bem como carne de panela, carne desfiada (carne louca), assados e rosbife.
Maminha
O corte tem sabor suave e textura macia. É muito apreciada em churrascos, além de assados, grelhados e como carne de panela.
Músculo
Carne saborosa, ideal para o preparo de caldos, molhos, sopas e carne de panela. Com osso, é conhecida como ossobuco.
Patinho
Localizado na parte traseira do boi, o corte tem formato arredondado e é ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela. Moída, é ótima para o preparo de almôndegas e bolo de carne. Picanha O corte tem uma espessa camada de gordura, responsável pelo sabor, suculência e maciez. Faz sucesso no churrasco, mas também pode ser usada no preparo de assados e grelhados.
Rabo
A carne, muito saborosa, deve ser cozida lentamente no preparo de ensopados e carne de panela.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here