Maremonti: ristoto Frutti di Mare. (Foto: Mario Rodrigues Jr)

Está planejando um tour por Santa Catarina? Confira 5 restaurantes que valorizam a vasta gastronomia catarinense

Santa Catarina é um dos estados gastronomicamente mais ricos do Brasil. E para entender como a região se tornou um celeiro da boa comida no País, é preciso voltar no tempo e remontar as origens da colonização local. Foram muitas as contribuições dos antepassados açorianos, italianos e alemães que ajudaram a construir a boa mesa catarinense.

Desbravadores da região de Açores, arquipélago independente de Portugal, fincaram raízes no litoral e trouxeram com eles o apreço pelos frutos do mar. Restaurantes de cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema são referência em servir bons pratos com tainha, ostras, berbigão e mariscos.

A região do Vale do Itajaí, que compreende cidades como Blumenau e Pomerode, é considerada a mais germânica do Brasil. E os alemães que por lá ficaram, mantiveram tradições culinárias como o eisbein (joelho de porco cozido) e o apfelstrudel, clássico folhado de maçã.

Já os descendentes de italianos que aportaram em diferentes regiões do estado também seguem prezando suas raízes.

Para quem vai viajar para Santa Catarina neste fim de ano, a dica é fazer um tour pelas variadas opções gastronômicas que o estado oferece. Confira cinco dicas de restaurantes que valorizam a tradição e os ingredientes catarinenses e bom apetite!

Florianópolis
Jay Bistrô
Jay Bistrô: mariscos ao Vapor, farofa com ovas de tainha, emulsão de limão galego e pimenta rosa de Jurerê. ( Foto Rogério Amendola)

Para receber a temporada primavera-verão, a mais amada por moradores e turistas de Florianópolis, o restaurante reformulou seu cardápio com os melhores produtos provenientes do mar e das montanhas de Santa Catarina.

Entre os destaques litorâneos estão a bottarga (ova de tainha curada), o berbigão e o marisco. Alguns dos pratos que estão fazendo sucesso no Jay são o Marisco ao Vapor, que acompanha farofa de ovas de tainha e emulsão de limão galego e pimenta-rosa de Jurerê, a salada Roland Garros, que leva mix de folhas orgânicas, queijo camembert gratinado, nozes carameladas, tomate sweet com mel de bracatinga, queridinho no exterior, principalmente na Alemanha, e o Risoto de Pato Confitado, que traz balsâmico envelhecido e funghi porcini. O cogumelo é um dos ingredientes que mais simboliza a potência da Serra catarinense atualmente.

Avenida dos Búzios, 1.136
Jurerê Internacional – Florianópolis/SC
Fone: (48) 3364-5997

Maremonti
Maremonti: Stracotto di Manzo. (Foto: Mario Rodrigues Jr)

Floripa tem bons representantes da culinária italiana, muito presente em diversas regiões do Estado. E um deles é o Maremonti Trattoria e Pizza. Com massas frescas e produção diária e artesanal, as pizzas do restaurante são certificadas pela Associazione Pizzaioli Napoletani. Além disso, massas diversas, risotos, focaccias e sobremesas autenticamente italianas formam um menu bem diversificado. Entre os sucessos do cardápio estão o Risotto Frutti di Mare: arroz italiano, tomatinhos marinados, lulas, polvo e camarões ao perfume gremolata, e o Stracotto di Manzo: carne com molho de vinho tinto acompanhado de papa al formaggio.

Avenida Beira-mar Norte, 1.280
Centro – Florianópolis/SC
Fone: (48) 3225-1029

Pomerode
Restaurante Wunderwald
Restaurante Wunderwald. (Foto: Divulgação)

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode fica no Vale do Itajaí, também conhecido como Vale Europeu. A região guarda as referências germânicas na arquitetura, na comunicação, nos hábitos e, sobretudo, na gastronomia. Um dos locais que preservam a tradição alimentar alemã é o Restaurante Wunderwald. Localizado em uma antiga casa enxaimel, o espaço oferece um extenso cardápio voltado à culinária alemã. Entre as preciosidades do cardápio estão o Schlachtplatte: joelho de porco, Kassler, guarnecido com duas bockwurst cozidas, chucrute, mostardas, raiz forte, purê de batatas, ervilhas na manteiga e arroz, e o Goulash: carne em cubos com molho ferrugem e páprica picante, guarnecido com spätzle (massa caseira) e arroz. O restaurante também oferece opções à la carte tradicionais, cardápio de peixes e de comida italiana.

Rua 15 de Novembro, 8444,
Rodovia Blumenau, Km 6 – Pomerode/SC
Fones: (47) 3387-4167 / (47) 98849-8146

Itapema
Vieira’s Restaurante
Vieira´s Restaurante. (Foto: Saboreando por aí)

Inaugurado em 1978, o restaurante é um dos mais tradicionais da região da Costa Verde e Mar, que abrange cidades como Itapema, Balneário Camboriú e Porto Belo, alguns dos destinos mais procurados por turistas em Santa Catarina. Com influências da cozinha açoriana, voltada a peixes e frutos do mar, o Vieira’s tem como especialidades o bolinho de lagosta, a lula, além de lagostas e camarões grelhados. Os peixes linguado e côngrio também são os queridinhos da casa. Entre os pratos que fazem sucesso estão também o Roballo à Belle Muniere, a Lagosta ensopada com palmito e a Tainha grelhada.

Rua 1.106, 100, Itapema/SC
Fone: (48) 3368-2675

Lauro Müller
Pub Lohn
Pub Lohn: Filé ao molho carvoeira com arroz de alho-poró. (Foto: Divulgação)

A colonização alemã também abriu caminhos para o importante mercado cervejeiro de Santa Catarina. Com a popularização das cervejas artesanais, o estado vem se firmando como polo de produção e ganhando cada vez mais espaços dedicados à bebida. Em Lauro Müller, cidade que abriga boa parte da Serra do Rio do Rastro, uma das rodovias mais bonitas do país, o Pub Lohn atrai turistas pelos rótulos premiados e pelas delícias do cardápio preparados com as cervejas da casa.

A Carvoeira, eleita a melhor cerveja da América do Sul (South Beer Cup 2018), é uma das cervejas brasileiras mais premiadas nos últimos anos. Tem 15 medalhas nacionais e internacionais em nove países diferentes. A Catharina Sour Salad (mix de folhas nobres, maça e molho de catharina Sour), o Filé Mignon com risoto de alho-poró ao molho Carvoeira e o Brigadeiro de caneca com café Carvoeira levam a cerveja premiada no preparo.

Rodovia SC 390, km 432
Bairro Km 107 – Lauro Müller/SC
(48) 3466-0489



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here