Truques e hábitos simples aumentam a vida útil das peças de aço inox

Cada vez mais os utensílios de aço inox ganham espaço na cozinha. As peças, além de úteis e duráveis, são higiênicas, o que evita a contaminação dos alimentos. Mas, conforme o tempo vai passando, manchas e marcas podem aparecer e tirar a beleza desses itens. Keity Luz, analista no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Plasvale, especialista também em artefatos de aço inox, passa algumas dicas de manutenção que vão aumentar a vida útil do produto e manter a beleza e o brilho por muito tempo.

1. Cuidado na hora da lavagem
Utilize sempre água e sabão ou detergente neutro para fazer a limpeza dos utensílios de aço inox. Faça a lavagem sempre com a parte macia da esponja de louça, não use esponjas abrasivas e nem palhas de aço, eles podem riscar e danificar permanentemente o inox.

2. Seque os utensílios
É importante sempre secar bem os utensílios, isso evita o aparecimento daquelas manchas indesejadas e que deixam um aspecto de velho. Caso elas persistam, passe levemente um pano limpo com álcool como se estivesse lustrando a peça. Produtos de limpeza para inox em spray também podem ser utilizados.

3. Escolha os produtos certos para limpeza
Evite utilizar produtos como ácido clorídrico ou muriático, alvejantes e polidores de prataria. Eles podem arranhar ou manchar as peças de inox e causar o efeito contrário do que é buscado.

4. Remoção das manchas internas
A limpeza da parte interna das peças também é importante para manter a conservação. Alguns alimentos, que possuem amido, como massas e arroz, podem deixar marcas. Essas manchas podem ser removidas facilmente, para isso passe delicadamente um pano com suco de limão, vinagre branco ou produtos de limpeza para inox.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here