Por Sabina Fuhr – 

Uma das vinícolas símbolos do Chile, a Santa Carolina, completa 140 anos em 2015. Para celebrar a data vem realizando comemorações ao redor do mundo. Curitiba fez parte do roteiro festivo e eu tive o prazer de participar do evento a convite da Porto a Porto, empresa que juntamente com a Casa Flor, é responsável pela importação dos rótulos da marca.

140 anos vinhos Santa Carolina-188
Herencia, um dos vinhos servidos na comemoração. (Foto: Carlos Poly)

A recepção para um grupo restrito de convidados aconteceu no espaço Celso Freire Gastronomia e teve a presença do diretor e membro da família Santa Carolina, Santiago Larraín; do enólogo Andrés Caballero; do diretor comercial, Christian Wylie; do diretor de mercado Cristian Benavente; da gerente de hospitalidade Manuela Mourad e do gerente de exportação, Martín Barros. Perfeitos anfitriões tanto aqui quanto ano passado na vez que estive na Santa Carolina conhecendo as instalações da vinícola, em Santiago, no Chile.

140 anos vinhos Santa Carolina-35
Hugo Sola, gerente nacional de vendas Porto a Porto; Sabina Fuhr, editora revista Sabores do Sul; Santiago Laraín, diretor da Santa Carolina; e Lela Zaniol, do Destemperados. (Foto: Carlos Poly)
140 anos vinhos Santa Carolina-81
Martín Barros, gerente de exportação da Santa Carolina; Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Porto a Porto; Jussara Voss, colunista de gastronomia; Santiago Larraín, diretor da Santa Carolina e Guilherme Rodrigues, enófilo. (Foto: Carlos Poly)

O cardápio estava impecável e a altura de harmonizar com quatro dos principais vinhos da Santa Carolina: Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014, Specialties Carignan 2011, VSC 2008 e Herencia 2007.

cardapio-140-anos-santa-carolina
Cardápio especial para a comemoração. (Foto: Sabina Fuhr)

Ostras frescas com vinagrete de melancia e lascas de Bonito; Carpaccio de Cordeiro com mostarda picante e queijo pecorino; e Trouxinhas de patê de foi gras com veluté de cogumelos acompanharam o refrescante Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014.

140-anos-santa-carolina-curitiba-sabina-fuhr
Ostras frescas com vinagrete de melancia e lascas de Bonito (peixe). (Foto: Sabina Fuhr)

Esse vinho nasce no Vale de San Antonio, uma nova e exclusiva região enológica do Chile. As frescas brisas marinhas que vem do Oceano Pacífico amenizam o clima seco.

Specialties-Ocean-Side-Sauvignon-Blanc-2014
Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014. (Foto: Sabina Fuhr)

Na degustação, possui cor amarela com toques esverdeados. Entre os aromas, notas de lima, flor de laranjeira e toques minerais. Em boca, sobressai-se a mineralidade, é refrescante e persistente.

140-anos-santa-carolina-chef-celso-freire
Chef Celso Freitas foi responsável pelo jantar dos 140 anos da Vinícola Santa Carolina em Curitiba. (Foto: Sabina Fuhr)

O competente e premiado chef Celso Freire serviu como entrada o prato denominado Ovo Perfeito, com purê de mandioquinha e trufas. Um espetáculo!

jantar-celso-freire-santa-carolina-140-anos
Ovo Perfeito, com purê de mandioquinha e trufas. (Foto: Sabina Fuhr)

Outro prato muito bem elaborado pelo chef e sua equipe foi o suculento carré de leitão defumado levado ao forno com gratin de legumes.

jantar-140-anos-santa-carolina-sabina-fuhr
Carré de leitão. (Foto: Sabina Fuhr)

Na taça o Specialties Carignan 2011, seguindo o estilo de vinhos da linha Specialties, a Santa Carolina encontrou vinhedos históricos de pequenos produtores com plantas entre 60 e 80 anos de idade, a partir das quais se produz um vinho complexo e singular. É a expressão de um terroir até então esquecido. Vinho de cor rubi com aromas de amoras e toques de violetas, além de notas florais e terrosas. Em boca, é complexo e com acidez balanceada.

Specialties-Carignan-2011
Specialties Carignan 2011. (Foto: Sabina Fuhr)

Fez às vezes de prato principal o especialíssimo Stinco de Cordeiro com compota de batatas, frutas secas e especiarias. Para harmonizar, dois vinhos excepcionais: o VSC 2008 e o Herencia 2007.

140-anos-santa-carolia-Stinco-sabina-fuhr
Stinco de Cordeiro com compota de batatas, frutas secas e especiarias. (Foto: Sabina Fuhr)

O primeiro um vinho de um vinho de personalidade forte e grande concentração. A cada nova safra, o VSC oferece uma nova expressão das variedades do novo mundo que crescem no solo granítico do terroir da zona chilena central, no Vale de Cachapoal. Blend das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenère e Petit Verdot, estagia por 18 meses em barricas novas de carvalho francês e outros 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. Em boca, a acidez oferece um balanço excelente e ótima estrutura para um longo e fresco final.

vsc-santa-carolina-sabina-fuhr
VSC 2008. (Foto: Sabina Fuhr)

Já o Herencia, é o vinho ícone da Santa Carolina, elaborado com a Carmenère de dois dos melhores terroirs chilenos para a variedade: Peumo (Cachapoal) e Los Lingues (Colchagua). Entre seus segredos, o amadurecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo que no primeiro ano 100% do vinho passa por barricas novas; 60% do vinho permanece mais 6 meses nessas mesmas barricas e os 40% restantes são transferidos para outras barricas novas por 6 meses.

140-anos-herencia-sabina-fuhr
Herencia 2007. (Foto: Sabina Fuhr)

Antes de ser comercializado permanece ainda 6 meses em repouso na vinícola. Na degustação, aromas de frutas vermelhas, notas de tabaco e especiarias como cravo. Em boca, é encorpado, possui boa acidez com taninos finos e final persistente, equilibrado e harmônico.

sobremesa-140-anos-santa-carolina
Frutas grelhadas com zabaglione de balsâmico. (Foto: Sabina Fuhr)

De sobremesa, frutas grelhadas com zabaglione de balsâmico com direito a repeteco de todos os vinhos servidos na noite. Comida, vinho, companhias, tudo perfeito. A altura da comemoração! A altura da Viña Santa Carolina! Que venha mais 140 anos !!!

140 anos vinhos Santa Carolina-57
Marina Cotovicz, editora da revista Where Curitiba; Andrés Caballero, enólogo da Santa Carolina; Sabina Fuhr, editora revista Sabores do Sul; e Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto. (Foto: Carlos Poly)
140 anos vinhos Santa Carolina-22
Christian Wylie, diretor comercial da Santa Carolina; Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Porto a Porto; Alceu Bobbato, diretor da Porto a Porto; e Hugo Sola, gerente nacional de vendas da Porto a Porto. (Foto: Carlos Poly)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here