Foto: Igor Amaral

Por Igor Amaral –

Construído numa casa da década de 50, o Peppo Cucina tem um dos mais seletos ambientes da capital gaúcha. O clima intimista proporciona aos frequentadores aconchego e privacidade. A decoração, que mescla elementos rústicos e despojados, conta com tijolos da construção histórica à mostra, mobília de tecidos naturais e elementos de arte moderna. Junto disso, o ambiente externo colabora com o clima diferenciado, o restaurante está na Dona Laura, que é um charme só.

Inaugurado em 2004, o Peppo Cucina mescla sofisticação e informalidade. Criado e comandado pelo casal Andréa Martins e Pedro Hoffmann, o restaurante se tornou ponto de encontro dos apreciadores da boa gastronomia, reunindo paladares refinados.

Eu sou apaixonado por caldinho de moranga que lá no fundo tem aquele sabor de Noz-moscada. Não é demais? Foto: Igor Amaral
Eu sou apaixonado por caldinho de moranga que lá no fundo tem aquele sabor de Noz-moscada. Não é demais? Foto: Igor Amaral

Mas nem só de um agradável ambiente vive o Peppo Cucina, ele vai além. O cardápio, que tem inspiração italiana, e foi premiado como o melhor da categoria no Prêmio Revista Sabores do Sul 2016, respira ares do país da bota. Com mais de 30 opções, ele se reveza entre massas, carnes e risotos, com menção honrosa ao Gnocchi, que é uma marca registrada da casa. Além, claro, do cardápio de sobremesas, que vamos tratar mais adiante.

Logo que chegamos, ao meio-dia, de uma segunda-feira chuvosa – o que deixou o local ainda mais charmoso- escolhemos uma mesa para dois na lateral do restaurante, que propicia uma vista de toda a rua, envolto em um vidro. Enquanto a chuva caia de leve, nós conhecíamos o cardápio.

Foto: Igor Amaral
Filetto di pesce alla Toscana. Foto: Igor Amaral

O couvert ficou por conta de pães feitos no Peppo mesmo, quentinhos, que derretiam a manteiga. Sabe aquele gostinho do pão de avó? Então, era esse o sabor. Depois, foi a vez do caldinho para se esquentar, de moranga, que é uma delícia indescritível.

Foto: Igor Amaral
Entrecote con Risotti de Pomodori Secchi. Foto: Igor Amaral

Depois, partimos para o prato principal. Escolhamos Entrecote con Risotto di pomodori secchi, que é um suculento entrecot ao ponto com risoto de tomate seco com mozarela de búfala; e Filetto di pesce alla toscana, que tem filé de Saint Peter grelhado, acompanhado de legumes levemente tostados, cebola no azeite de oliva ao forno, alho e limão siciliano confit. Duas delícias da casa. É indispensável dizer que os pratos são executados de maneira ímpar, no ponto certo e, claro, muito saborosos. Mesmo com o grande movimento do meio-dia, eles chegam à mesa quentinhos.

Gentes, esses morangos flambados com sorvete são <3 Foto: Igor Amaral
Gente, esses morangos flambados com sorvete são <3. Foto: Igor Amaral

Depois dos pratos principais, partimos para as sobremesas. O cardápio, faz jus ao tema da casa, tem muitas delícias italianas. Nós optamos por: Gelato Di Formaggi, que tem sorvete de queijo com calda quente de goiabada; e Fragole Flambete com gelato de vaniglia, morangos flambados com sorvete de baunilha. Tudo isso harmonizado com o moscatel da casa. Diante das fotos, qualquer elogio é mero detalhe, delicie-se com as imagens.

Por mais segundas assim. Foto: Igor Amaral
Por mais segundas assim. Foto: Igor Amaral

Depois dessa experiência gastronômica é muito fácil entender os motivos que levam o Peppo Cucina a ser referência em cozinha italiana. Ele é, indiscutivelmente, uma casa diferenciada em todos os quesitos: qualidade, ambiente e atendimento. E o melhor de tudo, em preço também. Almoço com sobremesa custa R$44,90. Quem ainda quiser degustar uma taça de vinho – a adega tem mais de 900 garrafas-  paga mais 5 reais. A relação custo-benefício é ótima. Confira você mesmo!

À noite, o cardápio oferece peixes, grelhados e pastas, com valores a partir de R$50.

Porto Alegre/RS
Rua Dona Laura, 161
Fone: (51) 3019-7979
www.peppo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here