Foto: Rodrigo W. Blum

Em 1824 os primeiros alemães desembarcavam no Brasil, especificamente na cidade de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, o que trouxe grandes impactos na cultura e no desenvolvimento econômico e social do munícipio. Apesar de ser o berço da imigração alemã, São Leopoldo, diferente de outras cidades de imigração germânica como Santa Cruz do Sul (RS) e Blumenau (SC), não contava com uma Oktoberfest em seu calendário oficial.

Diante deste cenário, a República das Cervejas, brewpub instalado no município há dois anos, decidiu promover a OktoBIERfest, a fim de resgatar a tradição germânica, aliada às cervejas produzidas no pub de acordo com os parâmetros alemães. “As OktoBIERfests, uma analogia ao nome da festa com cerveja em alemão, são ações de um movimento de resgate da tradição germânica no munícipio, que a República tem conduzido nos últimos dois anos. Em 2015, por exemplo, nós fizemos de forma independente a Feira da Imigração Alemã e também uma Oktoberfest . Este ano, além das OktoBIERfests, desde agosto, nós ocupamos a Praça do Imigrante (marco zero da cidade) com o Flohmarket, o tradicional mercado das pulgas alemão. São diversas iniciativas de fomento da cultura germânica em seu berço no Brasil”, complementa André Rotta, proprietário da República das Cervejas.

Festas mantêm viva a tradição germânica na cidade
Festas mantêm viva a tradição germânica na cidade

As OktoBIERfests são para todos os públicos e, além das cervejas, também terão diversos pratos da gastronomia alemã. A primeira aconteceu no dia 15 de outubro, com torneiras abertas de sete estilos de cervejas. Já no dia 22 de outubro, a festa será o momento do evento 100 dias das engenharias da Unisinos e os convidados ganharão um caneco personalizado. Para fechar com chave de ouro, a última OktoBIERfest será em 28 de outubro com a tradicional bandinha típica 0800, além de sessões de Stammtisch, rodas de bate-papo em alemão.

Serviço:
2ª OktoBIERfest
Local: República das Cervejas l Rua Amadeu Rossi, 350, Morro do Espelho/São Leopoldo
Ingressos antecipados: R$20,00, com direito a caneco personalizado
Data: 22 de outubro
Horário: 19h

3ª OktoBIERfest
Local: República das Cervejas l Rua Amadeu Rossi, 350, Morro do Espelho/São Leopoldo
Ingressos antecipados: R$15,00
Data: 28 de outubro
Horário: 19h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here