Brancos e tintos elaborados em regiões como Galícia e Ribera del Duero são lançados no Brasil

O produtor Oscar Montaña e os enólogos Marcos Lojo (vinhos brancos) e Isaac Fernández Montaña (vinhos tintos) estiveram em Porto Alegre para o lançamento dos vinhos do Grupo Premium Fincas, seu novo projeto na Espanha. O evento, restrito a um seleto grupo de convidados, aconteceu no restaurante 72 IN.

Oscar Montaña é conhecido por seus rótulos elaborados na Rioja, porém recentemente associou-se com outras tradicionais famílias espanholas para a criação do grupo Premium Fincas, com a intenção de produzir vinhos de alta qualidade nas melhores denominações da Espanha. O grupo possui as bodegas Nuestro, na DO Ribera del Duero, e Chan de Rosas, na DO Rías Baixas – Galícia. São vinhos que representam o que há de melhor em ambas as regiões que chegam ao Brasil agora, trazidos pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Isaac Fernandes Montana, Oscar Montana e Marcos Lojo (Foto: Lisa Roos)

O menu elaborado pelo chef Marcelo Chaparro harmonizou com os rótulos apresentados no evento.

Jantar no 72IN teve harmonização de pratos com rótulos apresentados (Foto: Lisa Roos)

Para entrada, Crocante de Tapioca com sabores da Espanha. A harmonização foi com o rótulo Chan de Rosas Cuvée Especial,  100% Albariño. Parte deste vinho fermenta em barricas novas de carvalho francês, que é o que basicamente o diferencia. É fresco, persistente e untuoso em boca, além de apresentar aromas intensos de flores e frutas brancas, com notas cítricas.

+ Entrevista com Oscar Montaña “Brasileiros e espanhóis são parecidos até na forma de consumir vinho”

O primeiro prato, Tortelini de rabada assada, teve o acompanhamento do Nuestro Roble. Tinto elaborado com a Tempranillo (Tinta del País), de vinhas localizadas a 910 metros de altitude, com vinhedos de, em média, 20 anos. Amadurece por 6 meses em barricas de carvalho americano e francês e posteriormente estagia 6 meses em adega antes da comercialização. Apresenta aromas intensos de frutas vermelhas, ervas e um toque tostado. Em boca, prevalecem as frutas e os toques minerais.

Clássico da Marqués de Tomares, Cava Don Román também brilhou na noite (Foto: Lisa Roos)

Já para o segundo prato, que foi Carrilheira de Angus, cremoso de Cabutiá defumada, pack choi, molho com aromas de frutas, especiarias e toques balsâmicos, a opção foi pelo Nuestro Crianza. Também é produzido com Tempranillo (Tinta del País), mas estagia por 12 meses em barrica de carvalho francês e americano e depois descansa 12 meses na garrafa antes de ir para o mercado. Apresenta aromas de frutas negras maduras, toques balsâmicos e de especiarias combinados com notas de chocolate e alcaçuz. Um vinho saboroso, com boa acidez, fresco e elegante.

Nuestro Crianza é produzido com Tempranillo e estagia 12 meses em barrica de carvalho (Foto: Lisa Roos)

Para o Dulce Final, a harmonização ficou por conta do espumante Cava Don Román Demi sec. Elaborado pelo método tradicional. Apresenta cor amarela palha e perlage persistente. Aromas frutados, lembrando peras frescas. Apresenta agradável equilíbrio, com boa persistência de final adocicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here