Foto: Gilmar Gomes/Divulgação

Ação é acompanhada de campanha de verão e impulsionada pelo aumento de comercialização da bebida – de janeiro a outubro crescimento é de 15% em relação a 2014

As borbulhas dos espumantes brasileiros têm conquistado novos consumidores a cada dia. Prova disso são os aumentos nos números de comercialização. Neste ano, de janeiro a outubro, foram vendidos 12,9 milhões de litros, quase 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. E, para brindar o momento de consolidação da qualidade e imagem positiva da bebida, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) lança a marca Brasil Espumantes, com o objetivo promover de forma exclusiva o produto que é um dos carros-chefes do setor vitivinícola verde-amarelo.

Logomarca foi criada pela agência Escala
Logomarca foi criada pela agência Escala

O enólogo Dirceu Scottá, que presidirá o Conselho Deliberativo do Ibravin a partir de janeiro de 2016, explica que o instituto já vem trabalhando no posicionamento dos vinhos e do suco de uva com os projetos Vinhos do Brasil e Suco de Uva 100% do Brasil. Scottá justifica a criação da nova marca para fortalecer ainda mais a identidade do espumante brasileiro. “Buscamos reforçar o posicionamento do espumante brasileiro no mercado interno, com a identificação por meio de uma marca que o represente junto ao consumidor”, projeta.

A categoria detém cerca de 80% de participação no mercado interno brasileiro. A qualidade do produto é atestada por premiações em concursos internacional. Apenas em 2015, foram mais de cem medalhadas para os espumantes brasileiros.

Na esteira da apresentação da marca Brasil Espumantes, o Ibravin lança a campanha Espumantes Verão 2015/2016. A partir desta semana, até o fevereiro, serão realizadas ações nos meios de comunicação e em eventos com foco no consumidor final no Rio Grande do Sul. A campanha estimula a elaboração de conteúdos para o público jovem, em plataformas digitais e redes sociais, mídia impressa e rádios. Também estão programados eventos como “invasões” promocionais em bares e casas noturnas, degustações em formato descontraído e workshops no litoral gaúcho. “O resultado esperado é repetir o desempenho do ano passado, quando a campanha de verão ajudou no aumento de mais de 15% no período”, almeja o presidente eleito.

A nova marca e a campanha foram desenvolvidas pela Agência Escala, de Porto Alegre (RS).

Os volumes de venda e percentuais se referem à comercialização de espumantes pelas empresas gaúchas levantados pelo Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul, elaborado pelo Ibravin e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O estado responde por cerca de 90% da produção vitivinícola brasileira.



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