fachada loja garrafeira nacional
Garrafeira Nacional da Rua de Santa Justa. (Foto: Sabina Fuhr)
Por Sabina Fuhr –

Suas férias em Portugal chegaram ao fim e você quer trazer alguns vinhos na mala? Um bom local para compras é a Garrafeira Nacional. Ao todo são três lojas em Lisboa, mas a mais interessante de se visitar é a da Rua de Santa Justa.

prateleiras de vinhos garrafeira nacional
A Garrafeira Nacional é a mais famosa loja de vinhos de Lisboa. (Foto: Sabina Fuhr)

Essa foi a primeira loja do grupo a ser fundada em 1927. Inicialmente era uma espécie de mercado com venda também de bacalhau, frutos secos e produtos de mercearia. Foi só nos anos 1990 que passou a especializar-se apenas a venda de bebidas alcoólicas como vinhos, licores whiskys e gins.

7 mil garrafas

O local abriga mais de 7 mil garrafas de vinhos dos mais variados estilos e regiões, de pequenos a grandes produtores. Um verdadeiro paraíso para quem gosta de vinhos, principalmente, os portugueses. Tem produtos para todos os gostos e bolsos.

Museu com rótulos especiais

A Garrafeira Nacional tem também um museu onde estão expostas mais de 1000 garrafas especiais. Ali estão verdadeiras raridades. O exemplar mais antigo remontava à colheita de 1715, acredita-se ser o vinho da Madeira mais antigo em todo o Mundo.

museu loja garrafeira nacional
Loja tem um pequeno museu. (Foto: Sabina Fuhr)

Da casta “Terratez”, conhecida hoje como Terrantez, é um vinho da Madeira engarrafado por João Carlos d’Aguiar renomado comerciante de vinho da Madeira do início do século XVIII. Foi comprado ano passado por mais de 15 mil euros.

garrafas antigas de vinho
Rótulos raros na Garrafeira Nacional. (Foto: Sabina Fuhr)

Atualmente a distinção de garrafa mais antiga do pequeno Museu vai para o 1780 Madeira Boal Borges. Entre outras referências mundialmente conhecidas poderá encontrar igualmente na coleção os famosíssimos vinhos da Borgonha, Domaine de la Romaneé-Conti.

garrafas de vinhos pêra manca
Vinhos de várias regiões de Portugal. (Foto: Sabina Fuhr)
Dicas na hora de comprar
Além de boas dicas na hora de escolher os rótulos, a Garrafeira Nacional ainda pode auxiliar com as embalagens corretas para transportar as garrafas e também manda entregar suas compras no hotel.
garrafas de vega sicilia
Vinhos dos mais variados preços e estilos. (Foto: Sabina Fuhr)
Quantos vinhos posso trazer de Portugal?

Mesmo que você se sinta tentado a comprar muitas garrafas é importante ficar atento a quantidade de vinho que é permitido trazer para o Brasil. Segundo a Receita Federal, viajantes brasileiros podem retornar ao país sem pagar taxas alfandegárias com no máximo 12 litros de bebidas alcoólicas, seja numa viagem aérea, marítima, terrestre ou fluvial. Não são 12 garrafas, mas 12 litros. Como cada garrafa de vinho tem normalmente 750ml, o limite de isenção então é de 16 garrafas.

Tax Free em Portugal

Na compra de vinhos na Garrafeira Nacional você pode pedir o Tax Free (Livre de Taxas). É um recurso que faz com que o imposto pago em compras fora do seu país de residência, seja descontado do preço total pago. Esse imposto se chama IVA e seu valor pode variar em cada país da Europa. Normalmente ele fica entre 16% e 25%.

Não são todas as lojas que têm Tax Free. Então sempre pergunte. O valor mínimo de compras varia de país para país. Em Portugal o valor mínimo pedido para poder ter direito ao Tax Free é de 61,35€, mas sempre confirme com o vendedor.  Quando fizer sua compra informe no caixa seu interesse no Tax Free e preencha um formulário. É importante estar com o seu passaporte. O documento preenchido deve ser apresentado na alfândega ou polícia federal no aeroporto. O dinheiro do imposto será devolvido na hora ou por um depósito no cartão de crédito.

Garrafeira Nacional
Lisboa/Portugal
Loja Santa Justa  – Rua de Santa Justa, 18 – Fone: 351 21 887 9080
Loja Conceição – Rua da Conceição 20/26
Loja Mercado da Ribeira – Av. 24 de Julho
www.garrafeiranacional.com.br
Facebook/garrafeiranacional

Vai viajar para Lisboa?
Então Procure um Hotel Aqui!


Booking.com



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here