“Consumir Morangos: um Bom Princípio”. Este é o tema do seminário que vai acontecer durante a 16ª Festa Nacional do Moranguinho. O evento vai ocorrer durante à tarde do dia 11 de setembro no Centro de Cultura e Eventos do parque Municipal de Bom Princípio.  A ideia é repassar ao público todo o conhecimento e pesquisas sobre o morango e seus benefícios, acumulado ao longo dos anos pelas instituições públicas, associações e produtores da região, seja nas questões nutricionais, medicinais, ou nos avanços quanto a tecnologias de produção. O evento é destinado ao público em geral, não vai haver inscrições e a capacidade do Centro de Cultura e Eventos e de 500 lugares. A promoção é da 16ª Festa Nacional do Moranguinho, e tem o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde e Ação Social; além da Emater/RS-Ascar.

 

O início do seminário é às 14h, com abertura oficial feita pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt; pelo presidente da 16ª Festa Nacional do Moranguinho, Gerhard Ledur e pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn. As explanações que se seguem serão da nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, às 14h15, com o tema “Benefícios Nutricionais, Medicinais e Terapêuticos do Morango; do técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura Leneu Blauth, às 14h45, sobre Cultivo do Morango – Uma Construção Social; o presidente da Associação dos Produtores de Morango de Bom Princípio (Bom Morango), Valter Brustolin, às 15h, sobre Associativismo e Produção de Morangos de Qualidade; e do presidente da Cooperativa dos Produtores de Morango Ecológico (Ecomorango), José Veit, que vai falar, às 15h15, sobre Cooperativismo e Produção de Morangos Ecológicos. O seminário se encerra com uma visita à 16ª Festa Nacional do Moranguinho.

 

Bom Princípio produz hoje uma média de mais de 900 toneladas por ano de morangos. Ao todo, são 87 famílias produtoras, que cultivam variedades como: San Andréias, Albion, Camarosa, Festival e Oso Grande, entre outras.

 

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bom Princípio



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here