A tradição da culinária da Serra Gaúcha será protagonista no 7º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. De 2 a 4 e 8 a 12 de outubro, a programação na Rua Coberta contará com uma série de atividades gratuitas como workshops, concurso, oficinas e palestras, além de apresentações teatrais, musicais e de dança. O Festival é uma realização da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos públicos do município, promoção da Prefeitura de Gramado, patrocínio da Brasil Kirin e Casa + Prat-K e apoio da Abrasel Hortênsias, Sistema Fecomércio, Senac, Cristais de Gramado, Di Solle e Viajar Gramado.

O Festival busca ampliar a cultura gastronômica valorizando a cozinha regional e democratizando o acesso às receitas e sabores para os visitantes e a população de Gramado. A novidade da edição deste é a área de alimentação, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar pratos no estilo comidinhas de rua elaborados por restaurantes locais. A Rua Coberta contará ainda com várias vinícolas que apresentarão rótulos para degustação dos visitantes e explicarão os todos os detalhes que envolvem a fabricação da bebida.

Um dos destaques da programação é o Gastronômade. No dia 3 de outubro. A chef Arika Messa, uma das estrelas do programa The Taste Brasil do canal GNT, vai preparar um banquete, dividido em cinco atos, apresentando receitas contemporâneas que enaltecem os ingredientes típicos do Rio Grande do Sul, harmonizados com rótulos de vinícolas gaúchas. O Festival conta também com outras atrações especiais. No Tour Gastronômico, 31 restaurantes cadastrados irão oferecer durante os dias do evento pratos principais especiais com preço diferenciado de R$ 35, sendo que alguns estabelecimentos contarão com opção de entrada, prato principal e sobremesa por R$ 55. Na Cozinha Experimental, comandada pelos professores de gastronomia do Senac, os visitantes poderão assistir aulas a culinária local. Os talentos da região serão valorizados no Concurso Melhor Chef, que escolherá as melhores receitas produzidas pelos participantes. A tradicional Corrida de Garçons acontecerá no dia 10 de outubro às 16h.

“O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vem ser consolidando como um dos mais importantes eventos deste segmento no Rio Grande do Sul, divulgando a arte e a cultura de forma ampliada. O projeto mobiliza o público de Gramado, os turistas e as comunidades, valorizando e cultivando as variadas formas de cultura gastronômica de Gramado, para que chefs de cozinha, músicos e artistas possam se integrarem e mostrarem seus talentos para o público”, ressalta o presidente da Gramadotur, João Pedro Till.

Crédito: Due Assessoria 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here