COMPARTILHE
Penne ao molho Supreme (Foto: Igor Amaral)

Por Igor Amaral – 

Caçar Sabores é uma tarefa saborosa, com o perdão da redundância. Conhecer lugares diferentes, garimpar restaurantes singulares e experimentar são rotinas aqui na redação da Revista Sabores do Sul. E, para nossa felicidade, a gastronomia regional propicia constantemente novidades. Graças à criatividade e talento dos profissionais da área, sempre tem um lugar novo para conhecer, e o melhor: para se surpreender. Se há algo que a nossa profissão exige é não ter preconceito no paladar. Nós gostamos da alta gastronomia, elogiamos iniciativas inovadoras, curtimos a comida de boteco, a padaria gourmet, os churros cheios de doce de leite, os jantares harmonizados; mas, meio que afetivamente, nos regozijamos com lugares simples.

Na Era do Exibicionismo e Ostentação, perdemos a essência do simples, do natural; e partimos para o luxo, a extravagância. Os cardápios em inglês, as decorações exageradas, os muitos dourados, prateados, os tons escuros, as cadeiras estofadas, os chefs que desejam ser celebridades; são elementos que adornam dezenas de restaurantes. Ocorre, porém, que nem sempre, em uma minoria frise-se, o sabor e a essência do comer são levados em consideração e não marcam presença. Digo tudo isso para contar que o local que este texto se dedica é simples, sim, mas é, sobretudo, um restaurante de essência. Seja pela comida boa, pelo atendimento atencioso, pela história que tem para contar, O Café Avenida, em Novo Hamburgo, é um tributo ao prazer de comer.

O cardápio varia diariamente (Foto: Igor Amaral)

Fundado na década de 30, o local foi palco de fragmentos importantes da história da cidade. Teve vários donos, mudou de endereço, mas sempre carregou o peso do nome.

Fotos relembram a história do Café Avenida. (Foto: Morgana de Sá)

Hoje, comandado pelo chef Luiz Felipe Magalhães Soares o Café Avenida reformula sua trajetória e mantém a fama de ter boa comida. Soares, que já foi cozinheiro na Europa por mais de uma década, traz para a cidade a experiência do exterior e vontade de fazer algo diferente.

Frango Rolling Stones (Foto: Igor Amaral)

O bufê que atende mais de 100 pessoas por dia, bem no centro de cidade, é diversificado. Carnes, massas, purês e saladas compõem, como em qualquer outro restaurante, o cardápio. A diferença está no sabor, no cuidado do preparo, na escolha do tempero, ou seja, nos detalhes.

Um quadro negro na porta do restaurante avisa aos clientes o que espera. No dia da nossa visita, o menu tinha: Moela do Vô Breno, Frango Rolling Stones, Penne ao molho Supreme, batata doce assada com queijo ralado, bife acebolado, arroz e saladas. Fomos conhecer o Avenida e contamos para você:

Há diversas opções de saladas, carnes e grãos (Foto: Igor Amaral)

Nossa experiência

O que comer? Experimente um pouquinho de tudo. Mesmo para quem controla a dieta, há arroz integral e uma variedade de saladas.

Bife acebolado super gostoso. (Foto: Morgana de Sá)

Imperdível: O frango Rolling Stones, criado pelo chef para servir um integrante da banda, temperado com ervas, desossado, é divino. O bife acebolado também tem o seu charme. A maionese é de suspirar.

Moela do Vô Breno (Foto: Igor Amaral)

Olha que bacana: Aos sábados, o local faz um almoço especial que homenageia países que, geralmente, estão fora do eixo do turismo gastronômico. Já rolou por lá pratos de Gâmbia, Trinidad e Tobago.

Novo Hamburgo/RS
Café Avenida
Rua Lima e Silva, 407 – Centro

Fone: (51) 3207-3957
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h; aos sábados, das 7h às 15h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here