Eventos de degustação, promoção nos mercados interno e externo, qualificação do serviço e campanha nas redes sociais são estratégias para conquistar novos consumidores e consolidar presença no pódio entre os melhores do Novo Mundo

Não é só no número de medalhas conquistadas que a relação do vinho brasileiro com as Olimpíadas pode ser associada. No embalo dos jogos que serão realizados no País de forma inédita, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizará dezenas de ações – algumas já em campo – , que serão executadas para mostrar o potencial da bebida elaborada em terras brasileiras.  São degustações, capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede, promoções no mercado externo e campanha nas redes sociais, entre outras iniciativas, para reforçar ainda mais a presença dos rótulos verde-amarelos entre os melhores do Novo Mundo.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica o trabalho do setor para expor os produtos de uma forma ainda mais incisiva durante os jogos e oferecer uma ampla gama de eventos no período.  “Trabalhamos com duas frentes: qualificar o serviço para potencializar a venda e promover o vinho brasileiro para dar maio visibilidade perante o mundo que estará no Rio de Janeiro no mês de agosto”, antecipa.

No dia 11 de agosto, por exemplo, o auditório da Casa Brasil  (Pier Mauá, Rio de Janeiro) recebe o Cheers for Brasil. Seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva a formadores de opinião, turistas e público em geral. O objetivo é levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos no mercado e mídia nacional e internacional. Serão proporcionadas visitas guiadas para as degustações, além de informativos a respeito das particularidades do vinho brasileiro. Também haverá destaque especial para vinícolas que possuem cases importantes de exportação e atuação no mercado internacional.

Outra ação na cidade sede das Olimpíadas será realizada pelo Ibravin em parceria com o Governo do Estado do RS. Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer promove a Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC). O objetivo principal é atrair mídia espontânea para o turismo do Estado, apresentando aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das 27 regiões turísticas. A programação inclui atendimentos personalizados em espaços determinados pelo RMC, apresentações de vídeos sobre turismo no estado do RS e distribuição de brindes. No dia 7 a programação contempla apresentações artísticas e culturais, oficinas sobre o preparo de chimarrão e churrasco e oficina sobre os vinhos gaúchos. Haverá também um Happy Hour para 100 pessoas com vinhos, espumantes, queijos e produtos regionais selecionados. No final do evento serão realizados sorteios para 10 jornalistas interessados em visitar o Rio Grande do Sul no período de 1º a 4 de setembro deste ano.

Além do Cheers for Brasil e da divulgação no RMC, o Ibravin promove degustações em eventos que antecedem as Olimpíadas no RJ: Conferências dos Esportes e de Moda no Museu do Amanhã ( já realizadas); Coquetel no Palácio da Cidade (3/8) e Conferência Global das Olimpíadas Rio 2016 na FGV (4/8).

qualidade-na-taça-vinho-brasileiro-olimpiadas

Campanha nas redes sociais

Formas divertidas de desfrutar dos vinhos brasileiros serão propostas com a campanha Jogos ENOlímpicos nas redes sociais. No período de realização da competição, o público será convidado para compartilhar cards com brincadeiras de modalidades em que todas as pessoas apreciam a bebida sairão vencedoras.

Vinho brasileiro na vitrine
No Exterior, a principal iniciativa de promoção do vinho brasileiro atrelada aos Jogos Olímpicos é a Windows Display Competition, realizada em lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos utilizam o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início de julho e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também fazem promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.

A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Qualificação do serviço do vinho brasileiro no Rio de Janeiro
O projeto Qualidade na Taça promoveu uma capacitação para bares e restaurantes do Rio de Janeiro no dia 30 de maio, no Museu do Amanhã. O objetivo da iniciativa, que é desenvolvida pelo Ibravin em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é incentivar o consumo de vinhos nacionais e aproveitar as Olimpíadas para impulsionar as vendas da bebida aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitarão o Rio de Janeiro em agosto. No mesmo dia ocorreu uma ação junto a jornalistas, atores e sommeliers. As aulas foram ministradas pela sommelière Silvia Mascella Rosa e englobaram informações sobre a produção nacional, degustação de vinhos e espumantes elaborados em diferentes regiões produtoras brasileiras.

Vinho da Olimpíada

A Lidio Carraro Vinícola Boutique, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016. Os primeiros rótulos chegaram ao mercado em março. São os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL). A linha de espumantes brut, moscatel e rosé chegou ao mercado no mês de abril.

Por Ibravin

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here