(Foto: Divulgação Fronteira)

Em novembro, o 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia celebrará a identidade culinária das cidades fronteiriças de Sant’Ana do Livramento (BR) e Rivera (URU)

De 06 a 18 de Novembro, Sant’Ana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) realizam o 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia que reforça os laços com a cultura e a culinária dos dois países vizinhos. Com a sua programação divulgada esta semana, traz diversas atividades que integram o público local, turistas e grandes Chefs em seminários, exposições fotográficas, degustações orientadas de vinhos, passeios turísticos, almoços e jantares que valorizam a produção enogastronômica brasileira e uruguaia preparados por Chefs renomados.

Será realizada uma diversificada agenda voltada para valorização da Gastronomia Fronteiriça e a produção de vinhos regionais. Além de dar visibilidade para a produção local de azeite de oliva, da carne de cordeiro e de aquecer o Enoturismo. Neste ano o evento apresenta uma de suas novidades: a Casa Binacional do Vinho, um espaço reservado para a degustações de produtos da Fronteira, comercialização de garrafas de vinho produzidos na região e também como um ponto de encontro para todos os participantes.

“Quando idealizamos o Festival pela primeira vez, lá em 2014, o objetivo era presentear o público fronteiriço e os turistas com um evento onde possamos pensar a comida e a produção de vinhos como um fator de integração turística, cultural e social para todos”, comenta Jussara Dutra, Chef e integrante da organização do Festival. Para esta edição, o Festival Binacional de Enogastronomia apresenta uma nova identidade e, através da inclusão do nome Fronteira, reforça os laços com a cultura, culinária e envolvimento com Sant’Ana do Livramento e Rivera.

(Foto: Divulgação Fronteira)

Através de almoços e jantares que ocorrem em restaurantes e vinícolas, o 5º Fronteira receberá presenças de Chefs renomados dos dois países como: Sergio Hernandez (Uruguai), Pablo Morel (Uruguai, Eliane Pampin (Uruguai), Gustavo Ibarra (Brasil), Marcelo Schambeck (Brasil), Rodolfo Meyer (Brasil) e Laura Rossano (Uruguai), entre outros. Nas atividades voltadas para a promoção sociocultural, serão 5 exibições de filmes na Mostra de Cinema, Cultura, Fronteira e Alimentação, 4 instituições de ensino santanenses e riverenses que receberão a ação Chefs na Escola, 5 Exposições Fotográficas, além de mostras de artesanato, exposições de cadernos de receitas ocorrendo nestes 13 dias de programação.

Destaque, também, para o caráter profissionalizante e de discussões técnicas que serão abordadas em mais de 15 seminários, fóruns e workshops, como: o Curso de Desossa e cortes especiais de Carne, com o consultor do SEBRAE/RS, Marcelo Bolinha (dia 6); o VI Seminário de Ovinos da Campanha (dias 13 e 14); o Seminário Binacional de Enoturismo (dia 13); o III Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos (dias 13 e 14) e o Fórum Internacional de Gastronomia, Cultura, Fronteira e Memória (dia 16).

Uma das atrações mais aguardadas do Festival é o Jantar de Integração entre Brasil e Uruguai (dia 16), que na sua última edição levou mais de 500 pessoas para uma grande celebração à culinária e aos vinhos no Parque Internacional. Outros dois grandes eventos de destaque são II Feira de Comida de Rua da Fronteira (dia 7) e a Rota Gastronômica da Fronteira integra 11 restaurantes de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

A programação completa das atividades pode ser conferida no site do evento, e nos perfis oficiais no Instagram e no Facebook.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here