(Foto: Divulgação Copa da Cerveja Poa)

Copa da Cerveja é um concurso de cervejas artesanais, que acontece em novembro na capital gaúcha

Já tem data marcada o grande concurso de estilos artesanais. De 14 a 16 de novembro, acontece a Copa da Cerveja Poa. A primeira competição aconteceu em Porto Alegre em 2017 e avaliou mais de 600 amostras de cervejas, de diversos estados e países da América Latina. Desta vez, serão avaliadas amostras em 26 categorias e o corpo de jurados reúne nomes de expressão no mercado nacional e internacional, vindos da Europa, Estados Unidos e América do Sul. As inscrições encerram nesta sexta-feira, 19, pelo site do evento.

(Foto: Divulgação Copa da Cerveja Poa)

Os preços de inscrição, os mais acessíveis dentre os concursos nacionais de avaliação profissional de cervejas, foram divididos por lotes – como forma de reconhecer os esforços das inscrições antecipadas. Nesta fase das inscrições as microcervejarias interessadas pagam o valor de R$ 155,00 por amostra.

As regras de participação seguem o Guia de Estilos da Brewers Association, com o pioneirismo de incluir as Juicy and Hazy Ales e a manutenção do estilo Catharina Sour. No entanto, a competição é regida por regulamento próprio, disponível neste link. Haverá premiação para os melhores representantes de cada categoria, bem como para a Cervejaria do Ano e a cerveja Best-of-Show (melhor cerveja da Copa).

Porto Alegre tem o maior número de cervejarias artesanais do país, um palco perfeito para um concurso cervejeiro. A organização da Copa da Cerveja POA é da produtora Matinê Cervejeira e conta, pelo segundo ano consecutivo, com um júri renomado de expoentes internacionais, nacionais e regionais do segmento cervejeiro.

O júri

O time escalado para a avaliação das amostras tem 52 nomes internacionais e nacionais de grande expressão no mercado de cerveja artesanal. De volta a Porto Alegre, a britânica Melissa Cole e o norte-americano John Palmer – o ‘papa’ do homebrew nos EUA. Estreantes no concurso, outros cinco norte-americanos: a bióloga Averie Swanson; o ex – cervejeiro da Elysian Brewing, Steve Luke; Pat Fahey – juiz do Great American Beer Festival; o mestre-cervejeiro por oito anos na Bluegrass Brewing, Jerry Gnagy e Megan Garrity – cervejeira da Grenga Brewing (Lima) e juíza da Copa Cervezera Mitad del Mundo.

Um dos diferenciais desta edição da Copa da Cerveja Poa é a soma de talentos nacionais e sul americanos. Entre eles, os chilenos, Gabriel Lara e Oscar Garrido; os argentinos Diego ‘Van der Saar’ Castro, Gabriel Reynoso, Martín Boan e Carolina Perez e o uruguaio Pablo Pereiro – organizador da Copa de Cervecerías de Uruguay. Já os destaques brasileiros ficam com a mulherada cervejeira: Cilene Saorin, Fabiana Arreguy, Fernanda Ueno, Barbara Mörtl, Daniela Dezordi, Fernanda Meybom, Gabriela Muller, Joyce Oliveira, Juliana Koerich Laureano, Taiga Cazarine, Fernanda Lazzari, Rosaria Penz Pacheco, Bia Amorin, Laura Brait, Laura Aguiar, Marina Pacholatti, Daiane Kola e Kátia Jorge.

A Copa da Cerveja POA 2018 é um dos eventos que integram o Festival da Cerveja Poa, que acontece para celebrar a cultura da cerveja artesanal logo após a competição, 16 a 18 de novembro, no Shopping Iguatemi. Além do concurso de amostras, o festival promove a diversidade da cultura cervejeira local com um grande encontro das microcervejarias e o público, com muita música autoral gaúcha. Também faz parte da programação, o Congresso da Cerveja Poa, que acontece no dia 15 de novembro e oferece módulos para ampliar os conhecimentos sobre fabricação/produção e sommeliers e harmonizações. Também será realizada uma feira para troca sobre equipamentos e insumos na produção artesanal. Mais informações em www.matinecervejeira.com.br

Serviço

O que: Copa da Cerveja Poa
Quando: 14, 15 e 16 de novembro
Onde: Sociedade Italiana
Inscrições: 3º lote – 01 a 19/10 – R$ 155,00 por inscrição



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here