Por Sabina Fuhr

Os apaixonados por feijoada vibram com a chegada do outono/inverno gaúcho. Nesta época do ano ela passa a ser prato principal em muitos restaurantes por aqui, principalmente de hotéis. É o caso do Hotel Deville Prime Porto Alegre que todos os sábados serve uma completíssima feijoada no Restaurante Ventanas.

feijoada-hotel-deville_salao
Feijoada é servida no Restaurante Ventanas. (Foto: Sabina Fuhr)

Faço parte dos fãs deste prato cuja origem é cercada de lendas. A principal delas é que foi criada por escravos nos tempos coloniais aproveitando as sobras de comida da casa-grande, que incluíam partes descartadas do porco, como pés, orelhas e rabo. Historiadores contestam, até porque a carne não era alimento comum nem na mesa dos senhores. Bem mais provável é que a feijoada seja uma adaptação brasileira do cozido português.

Pois bem, voltamos à feijoada do Hotel Deville Prime que fiz questão de conferir no seu segundo final de semana de estreia.  Comandada pelo chef Alex Fiuza está repleta de comidinhas da boa gastronomia brasileira.

Já na entrada uma “banquinha” com caldinho de feijão, torresmo, aipim frito, linguiça e costelinha assada recepciona os comensais.

feijoada-hotel-deville-prime
Cachaças variadas. (Foto: Sabina Fuhr)

Para beber, cachaças e coquetéis com e sem álcool de frutas variadas como coco, abacaxi e maracujá.  Aceitei o caldinho de feijão – muito bem temperado por sinal – e algumas friturinhas para “abrir” o apetite.

feijoada-hotel-deville-caldinho
Caldinho de feijão com aipim frito, costela suína e rolinho de charque. (Foto: Sabina Fuhr)

No salão principal, amplo e bem iluminado pelos janelões que permitem avistar a piscina do hotel, quatro bufês repleto de opções.  Um deles com saladas frescas, grãos e pães. Apesar de bem apetitoso acabei não me atendo muito a ele, pois estava de olho mesmo no reforçado feijão.

feijoada-hotel-deville-saladas

O outro de acompanhamentos como quibebe (amo), couve refogada, batata doce corada, banana à milanesa, abacaxi à milanesa (imperdível), laranja, arroz branco e massa. 

feijoada-deville-abaxaci
Adorei a ideia do abacaxi à milasena. (Foto: Sabina Fuhr)

A estrela do almoço, a feijoada, ocupa um bufê inteiro. São 10 panelas de ferro cada uma delas com uma carne suína, como joelho, paio, orelha, rabo, calabresa, costelinha e lombo.

feijoada_hotel-deville
Feijoada com variadas combinações de carnes suínas. (Foto: Sabina Fuhr)

Tem ainda uma panela só com feijão. Como adoro estas carnes tentei provar o máximo que consegui.

feijoada-deville-prato
Meu prato nada básico. (Foto: Sabina Fuhr)

Escolhemos a tradicional caipirinha para acompanhar o almoço.

feijoada-hotel-deville-caipirinha
Caipirinha para acompanhar. (Foto: Sabina Fuhr)

Com toda a fartura de pratos quentes não poderíamos esperar uma oferta menor de sobremesas. O quarto bufê é composto exclusivamente por elas.

feijoada-hotel-deville-sobremesa
Sobremesas típicas da gastronomia brasileira. (Foto: Sabina Fuhr)

Baba de moça, Chico Balanceado (o meu preferido), cocada preta, cocada branca, pudim de clara, pudim de leite, pudim de laranja, rapadura, doce de abóbora, papo de anjo, ambrosia, sagu com creme são algumas das opções de doces.

feijoada-hotel-deville-cocada
Cocada branca e cocada preta. (Foto: Sabina Fuhr)

Tão gostosa quanto à comida é a trilha sonora que rola durante a feijoada. O grupo Mistura Bamba toca ao vivo sambas clássicos de Martinho da Vila, Jorge Aragão e Zeca Padodinho. Sem duvida uma atração à parte.

feijoada-deville-mistura-bamba
Grupo Mistura Bamba canta ao vivo na Feijoada do Hotel Deville Prime. (Foto: Sabina Fuhr)

A Feijoada do Hotel Deville Prime é servida aos sábados, a partir das 12h. O valor do bufê é R$ 79,00 por pessoa, mais taxa de serviço. Crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos têm 50% de desconto.

Hotel Deville Prime Porto Alegre
www.deville.com.br
Porto Alegre/RS
Restaurante Ventanas
Av. dos Estados, 1909
Fone:(51) 3373-5000

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here