Turistas poderão participar da colheita, degustar uvas e vinhos, viver a pisa, saborear um piquenique nos parreirais, passear de tuc-tuc, visitar o Ecomuseu da Cultura do Vinho e ainda contemplar paisagens de tirar o fôlego.

 Quem visitar os empreendimentos da Rota Cantinas Históricas, no interior de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, de janeiro a março vai poder viver muitas experiências. Durante os três meses, a rotina seguirá a colheita da uva com atrações variadas como a pisa das uvas e o edredom nos parreirais, por exemplo. A ideia é levar o turista a viver uma vindima sensorial, com vivências únicas e inesquecíveis.

 A paisagem da rota já indica que a vindima se aproxima. Os vinhedos que conduzem o visitante pelo roteiro estão carregados de uvas, que aguardam a maturação para serem colhidas. Tons de verde invadem um cenário privilegiado pela natureza. Enquanto não vira o calendário, produtores de uva e vinhateiros alinham atividades para levar turistas a vivenciar a vindima despertando os sentidos.

A partir de janeiro, o Armazém das Cantinas Históricas terá uma programação especial para quem deseja participar de um dia de colheita, com pisa das uvas e degustação de vários tipos da fruta, além de um passeio de tuc-tuc (trator típico da região) pelos parreirais. Para quem aprecia um piquenique a Cristófoli Vinhedos e Vinhos Finos tem o charmoso e inusitado Edredom nos Parreirais, que reúne vinhos, espumantes e produtos típicos regionais num edredom super aconchegante sob o vinhedo. A opção pode ser desfrutada de manhã ou de tarde, mediante agendamento prévio.

Para quem curte unir cultura, história e natureza o Ecomuseu da Cultura do Vinho da Dal Pizzol é parada obrigatória. Lá, o visitante pode caminhar entre plantas nativas, exóticas e frutíferas catalogadas em meio a animais como pavões, gansos e coelhos à beira de lagos. O acervo conta, ainda, com uma sala de exposições que reúne garrafas históricas que contam a história do vinho no Brasil e no mundo. Ânforas, objetos de museu e uma coleção de saca-rolhas compõem a coleção. O local também abriga o Vinhedo do Mundo, hoje com 360 variedades de uvas, o que o coloca entre as três maiores coleções privadas do mundo. E para completar, uma Enoteca, com garrafas consideradas peças de museu, que ficam armazenadas numa antiga olaria da família, registrando a produção dos 40 anos da vinícola. No Enoteca Dal Pizzol, um pitoresco restaurante ao lado dos lagos, que atende grupos pré-agendados, é possível provar cardápios temáticos que resgatam as tradições dos imigrantes italianos que colonizaram a região.

O roteiro conta com a Casa Dequigiovanni, um espaço gastronômico com cardápios regionais que se unem a arte dos vinhos e espumantes, embalados por apresentações artísticas conduzidas pelo proprietário. A Montevino e Estrelas do Brasil se diferencia por estar no alto da montanha, um lugar privilegiado e digno de ser apreciado com uma taça de espumante na mão. Na Vinícola Mena Kaho o turista tem a oportunidade de provar vinhos e sucos orgânicos. No local também são oferecidos jantares mediante agendamento prévio. Outra opção para quem aprecia vinhos finos é a Vinícola Monte Rosário, com vista panorâmica dos vales e montanhas.

Para completar, a Vistamontes Sucos Naturais, instalada em uma casa centenária construída com pedras extraídas do solo da propriedade, especializou-se na produção de sucos com qualidade superior. A paisagem do local é formada por montes cobertos por vinhedos, muitos deles sustentados por plátanos. Para todas as atrações recomenda-se agendamento direto com os empreendimentos. Mais informações: www.cantinashistoricas.com.br.

Rota Cantinas Históricas - Faria Lemos 2 - foto Irineo Dall'Agnol
Rota Cantinas Histórias – Faria Lemos (foto: Irineo Dall`Agnol)

CONTATOS

ARMAZÉM DAS CANTINAS HISTÓRICAS
Agendamento para grupos a partir de 15 pessoas.
De segunda a sábado, das 8h às 19h
Aos domingos, das 8h30min às 12h
www.armazemdascantinashistoricas.blogspot.com.br | (54) 3439-1168 (54) 9931-3748

CASA DEQUIGIOVANNI
Atende somente por agendamento.
www.casadequigiovanni.com.br | (54) 3454-3200 (54) 9944-8156

CRISTOFOLI VINHEDOS E VINHOS FINOS
Agendamento a partir de seis pessoas. Refeições somente para grupos de oito a 20 pessoas mediante reserva antecipada.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h
www.vinhoscristofoli.com.br | (54) 3439.1190 (54) 9917.1903

DAL PIZZOL VINHOS FINOS ECOMUSEU DO VINHO
Agendamento para grupos a partir de oito pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h
www.dalpizzol.com.br | (54) 3449-2255

MONTEVINO ESPUMANTES ESTRELAS DO BRASIL
Atendimento somente através de agendamento.
www.estrelasdobrasil.com.br | (54) 3439-1089 (54) 9924-1016

VINÍCOLA MONTE ROSÁRIO
Visita e degustação.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h45min
monterosario@cantinashistoricas.com.br | (54) 3439.1193

VISTAMONTES SUCOS NATURAIS
Atendimento somente através de agendamento.
www.vistamontes.com.br | (54) 9603-3230

VINÍCOLA MENA KAHO
Visita e degustação. Agendamento para grupos a partir de 20 pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h
www.menakaho.com.br | (54) 3454-5840 (54) 3454-9142

Por ConceitoCom Brasil



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here