Foto: Sabina Fuhr

O melhor da culinária do Rio Grande do Sul ganhará uma releitura por renomados chefs da atualidade. Essa é a proposta do evento “Revolução da Culinária Farroupilha” que ocorre no Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, de 20 a 22 de maio. Na primeira edição do ano, o tema será “Origens e Raízes” e terá como convidados especiais a chef gaúcha Arika Messa, o chef mineiro Márcio Portella, que é especialista em charcutaria artesanal, e o líder do movimento Slow Food da Serra Gaúcha Daniel Castelli. Eles terão a deliciosa missão de criar pratos com ingredientes típicos locais, mas com uma roupagem contemporânea.

A iniciativa proporciona uma experiência única e incrível, combinando os sabores marcantes da culinária gaúcha, o cenário de uma das regiões mais belas do sul do país e a hospedagem em um dos hotéis mais exclusivos e diferenciados do Brasil. Um encontro especial em um lugar aconchegante, que une charme, conforto e gastronomia. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3295.7575 ou pelo e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

A Revolução da Culinária Farroupilha terá mais dois encontros confirmados durante o ano. A segunda edição será em agosto, entre os dias 19 a 21, e o tema será “Cinco Elementos, Cinco Chefs e Cinco Pratos”. Os convidados especiais serão os chefs Marcelo Schambeck, Vicente Sperotto, Leo Magni, Lili Andriola e Maurício Olmi. Na terceira e última edição de 2016, entre os dias 21 e 23 de outubro, o Parador Casa da Montanha irá receber os chefs Vico Crocco e Morena Leite.

Confira a programação completa da 1° edição da Revolução da Culinária Farroupilha:

Sexta-Feira, dia 20
Os chefs Dione Foster, residente do Parador Casa da Montanha, e Arika Messa abrem o evento com um jantar exclusivo e inspirador de boas vindas.

Sábado, dia 21
O dia com caminhada pela região para observação da rica flora e fauna da natureza local;
Almoço Campeiro: os chefs irão preparar a refeição valorizando os ingredientes locais e típicos da culinária do Rio Grande do Sul;
Bate papo com os convidados especiais: Arika Messa, Daniel Castelli e Márcio Portella;
Workshop com chef Mário Portella sobre “Charcutaria Artesanal” e palestra com Daniel Castelli sobre “O Movimento Slow Food na Serra Gaúcha e a Valorização da Agricultura Orgânica e Familiar”;
Jantar exclusivo e inspirado no tema “Origens e Raízes” preparado pela chef Arika Messa, chef Mário Portella e Daniel Castelli.

Domingo, dia 22
Dia do tradicional churrasco campeiro feito no fogo de chão, mas com surpresas dos convidados especiais.

Chef Arika Messa
Formada em Gastronomia pela Unisinos, em 2006, atuou como chef executiva nos hoteis Casa da Montanha.  Também possui larga experiência em diferentes restaurantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A chef também ministrou aulas na Escola de Gastronomia do Senac-RS e, atualmente, é sócia e proprietária da empresa de eventos Beta Food. Além disso, realiza consultorias, palestras, workshops, feiras gastronômicas e eventos particulares em todo o Brasil. Arika Messa, em 2015, participou do reality show The Taste Brasil, promovido pelo canal GNT, na equipe do renomado chef Claude Troisgros.

Chef Mário Portella
Mestre em embutidos, o mineiro Mário Portella cresceu entre as panelas da mãe, cozinheira de mão cheia. Encantado pelas receitas e aromas da infância, tomou o rumo da cozinha e se formou em Gastronomia pela PUC-MG. Pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Carnes pela CTC (Centro de Tecnologia de Carnes), em Campinas, o chef virou um estudioso dos embutidos, quando tentou fazer presunto em casa e, claro, fracassou. Sem encontrar livros relacionados ao assunto, Portella se debruçou sobre publicações de microbiologia e veterinária para entender o processo. Após sua especialização montou uma espécie de laboratório em casa, com pequenas câmeras frigoríficas, termômetro e ventilador, além de medidores de acidez, de umidade e de vento.

Daniel Castelli – Slow Food
Natural de Porto Alegre, mas residente em Canela, na Serra Gaúcha, Daniel Castelli é diretor da Monã Centro de Estudos Ambientais que faz parte do grupo Castelli, juntamente com a Castelli Escola Superior de Hotelaria e Escola de Chocolataria, Produtor da Rede Ecovida de Agroecologia e líder do Convívio Slow Food Serra Gaúcha, localizado em Canela.  O Slow Food é uma organização não governamental que tem como objetivo promover uma melhor apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. Atualmente o movimento conta com mais de 100 mil membros e tem apoiadores em mais de 150 países.

Parador Casa da Montanha
Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

SERVIÇO:
Revolução da Culinária Farroupilha – Origens e Raízes
De 20 a 22 de maio
Estrada do Faxinal, s/n° – Morro Agudo – Cambará do Sul/RS
(54) 3504.5302 – (54) 3295-7575
reservas@casadamontanha.com.brwww.paradorcasadamontanha.com.br

Por Phosphoros Novas Ideias 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here