Moqueca de Robalo do Restaurante Bah

Festival traz benefícios tanto para os empresários, como para os consumidores

Democratizar o acesso à boa gastronomia. Essa é uma das definições para a Restaurant Week, um dos festivais internacionais mais importantes do mundo que desembarcou no Brasil há 11 anos. Em Porto Alegre já está na 11ª edição e acontece em 20 casas da capital até o dia 1º de abril. Fernando Reis, idealizador do festival, destaca que é uma oportunidade de negócios para o setor de restaurantes, pois além de aumentar o movimento, eles acabam conquistando novos clientes. “Nos consolidamos como o maior festival de gastronomia do País, aliando economia à boa culinária”, destacou.

Propondo uma fusão da cozinha peruana com a japonesa, o 300 Cosmo Dining Room participa pela primeira vez da Porto Alegre Restaurant Week. A casa, que completa cinco anos no mês de novembro, já conta com o Menu Experience, que contempla pratos clássicos com o valor de R$ 69,90, mais baixo comparado às outras opções do local. Mesmo assim, durante a RW, o cliente desembolsa R$ 54,90, sendo R$ 1,00 de doação para a ONG Saúde Criança, no valor da entrada, prato principal e sobremesa, gerando uma economia de 21,46%. “A nossa participação vem sendo muito positiva, visto que por meio do festival conseguimos movimentar a casa e captar novos clientes. Mesmo sendo um restaurante já consolidado em Porto Alegre, ainda existem diferentes públicos que não o conhecem”, explica Naya Alencar, gerente de marketing da casa.

Para um dos sócios do Eleven Dinner Room, Filipe Ribeiro, o festival representa uma quebra de paradigmas tanto para o empresário, como para o consumidor. “É uma oportunidade para o público conhecer aquele restaurante que pode achar que o preço não cabe no bolso, enquanto para a casa é uma chance de abrir as portas para uma nova clientela”, apontou, destacando que muitos, após degustarem a gastronomia do local, acabam voltando ou até mesmo experimentando outras opções do cardápio. “A economia pode chegar até 40% com o festival, considerando que há pratos na casa que custam em torno de R$ 120,00”, explicou. O menu RW do restaurante contempla opções de pratos principais como nhoque com tomates assados, pesto de rúcula e amêndoas ou risoto de cebola caramelada com rosbife. Além disso, o Eleven oferece um ambiente descolado para quem deseja estender a noite com música alta e drinks especiais.

Esta dição conta com 20 restaurantes participantes e tem como tema a gastronomia internacional, onde os chefs trabalham com ingredientes comuns dos países classificados para a 21ª Copa do Mundo na Rússia. Nas casas é disponibilizado um cardápio com opções de entrada, prato principal e sobremesa pelos valores fixos de R$ 41,90 + R$1,00 de doação para a Associação Saúde Criança (ASC) – total de R$42,90 no almoço, e R$54,90 + R$1,00 de doação também para a Associação Saúde Criança (ASC) – total de R$ 55,90 no jantar. A Restaurant Week destaca a riqueza da diversidade nos menus, trazendo sabores desconhecidos e valorizando outras culturas. Aos restaurantes, o festival proporciona o estreitamento das relações com os produtores locais, já aos consumidores, o prazer de apreciar paladares característicos de diversos países. Mais informações no site www.restaurantweek.com.br.

Por Usina de Notícias



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