
Por Sabina Fuhr –
A jornalista e escritora Patrícia Soares Viale resolveu reunir duas de suas paixões: gastronomia e literatura. Nascia aí a Pizza Literária que promove encontros com escritores acompanhados por vinhos, deliciosas pizzas artesanais e animados bate-papos.

Através do convite da Due Assessoria participamos da terceira edição do projeto na noite de sábado, 20 de agosto. O encontro foi na Boutique de Pizzas Viale, em São Francisco de Paula, um mix de espaço cultural e loja onde Patrícia vende pizzas congeladas e outras comidinhas feitas por ela.

O escritor e editor Rodrigo Rosp participou desta edição destacando a escrita criativa e o humor na literatura. O acervo do autor inclui quatro livros individuais: A virgem que não conhecia Picasso (2007), Fora do lugar (2009), Fingidores (2013) e Inverossímil (2015).

Ao chegarmos à Boutique de Pizzas, João, o marido de Patrícia nos recepcionou.

Fomos tão bem acolhidos em um ambiente aquecido, colorido e alto astral que esquecemos a chuvarada que caia incessantemente lá fora.

Optamos pelo vinho tinto, mas também tinha opção de espumante, refrigerante e água aromatizada.

Uma mesa com queijos, pastinhas e pães também estava disponível para acalmar a fome até as pizzas serem servidas.

Após a conversa com o público, Rodrigo Rosp autografou seus livros.

Antes mesmo das pizzas serem servidas o aroma já invadia o salão. Minha preferida foi a de alho poró com calabresa, que fiquei sabendo depois se tratar de um lançamento de Patrícia. Massa super fininha e crocante e recheio na medida certa.

A pizza seguinte, a de pepperoni com azeitonas, teve massa de açafrão. Na sequência ainda foram servidas pizzas de tomate, palmito e azeitonas e de tomate seco.

As pizzas de cogumelos refogados na cachaça e queijo brie com geleia de bergamota foram feitas com massa integral.


Perfeitas! Para finalizar o rodízio, pizza de chocolate.

Tudo muito descontraído, saboroso e divertido. Iniciativas como esta dá gosto de participar.

O convite para participar custa R$ 90,00 e inclui as pizzas, bebidas e um livro. Uma nova edição deve acontecer em outubro.

Oficinas Literárias
Além do evento de sábado a noite, a Pizza Literária teve uma oficina sobre Técnicas de Texto na própria Boutique de Pizzas Viale, uma oficina sobre humor na literatura no café Aroma Literário, em Canela e um bate-papo com estudantes do Colégio Expressão, em São Francisco de Paula.
“Outro lado do projeto é levar os escritores para dentro das escolas. Porque se a gente não começar a trabalhar a formação de público daqui a pouco vamos ter problemas com leitores”, explica Patrícia Viale. “É muito importante esta proximidade para o futuro da literatura contemporânea”, conclui.
Boutique de Pizzas Viale
São Francisco de Paula/RS
Rua Alziro Torres Filho, 1579
Fone: (54) 3244-1714