Sábado, dia 10 de junho,  acontece o Choripan no Pãozeiro

No mercado de Porto Alegre há cinco anos, o Pãozeiro Pães Artesanais abre sua primeira loja de rua com foco no público final. Com a intenção de ser uma típica padaria de bairro, a loja fica na divisa dos bairros Rio Branco e Bom Fim, na rua Giordano Bruno, 13. No próximo, dia 10 de junho, acontecerá o evento de inauguração Choripan no Pãozeiro. “Será um evento aberto ao público, de boas-vindas à vizinhança e para quem já acompanha o trabalho do Pãozeiro”, conta a proprietária da loja, Maria Luisa Puig Belan. No dia, além do choripan (feito com com linguiça artesanal da Charcutaria Ferrer), também estará à venda chopp artesanal Solerun e a padaria funcionará normalmente, das 10h às 19h.

Com uma lista de clientes formada, principalmente, por restaurantes da capital, os três sócios da padaria viram a necessidade de voltar a atender o mercado de varejo.  “O público final foi nosso primeiro cliente. Até hoje, recebemos pedidos de pessoas que nos conheceram quando ainda trabalhávamos numa sala de 2x5m”, lembra o padeiro-chefe, Fabiano Soares. A loja revenderá produtos feitos na fábrica e terá fornadas de pães durante o dia. No cardápio tem baguetes, pão australiano, focaccia, muffins, bolos, entre as opções, além de bebidas como café (Café do Mercado) e cerveja artesanal e produtos orgânicos.

Com inspiração na cozinha brasileira, o Pãozeiro tem como carro chefe o pão de abóbora e na loja retomará um hábito antigo das padarias: vender pão de meio e de quarto (ou seja, pães de um quilo divididos em dois ou em quatro). “Quando começamos a pensar como seria nossa padaria o primeiro impulso foi buscar referências internacionais, como a francesa e a italiana, mas vimos que o Brasil tem uma tradição forte na padaria como o pão de milho, de aipim e de batata-doce e apostamos nisso”, conta a jornalista Marlise Mattos, sócia da padaria. “Mas, claro, também trabalhamos com receitas francesas, italianas, americanas”.

A fábrica do Pãozeiro fica na zona norte de Porto Alegre e dos 2x5m passou para 300m, e hoje tem três sócios, Leonir Martello, Marlise Mattos e Fabiano. “Mesmo com o crescimento, a artesania continua a mesma de cinco anos atrás”, afirma o padeiro. Para se ter ideia da diferença entre pães artesanais e industriais enquanto no primeiro vão apenas quatro ingredientes, no outro são mais de 20, entre corantes e aromatizantes artificiais, estabilizantes e conservantes.

SERVIÇO
O quê:  Choripan no Pãozeiro
Quando: 10 de junho, das 13h às 19h
Onde: Loja do Pãozeiro, na Giordano Bruno, 13, bairro Rio Branco

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here