Le diners de Gala

Palestra e almoço temático desvendam o trabalho do artista espanhol e a sua relação com a gastronomia

O Sheraton Porto Alegre e a galeria Davera Arte & Cultura promovem, no dia 27 de maio (sábado), o evento “Le Diners de Gala”, que aborda a genialidade do mestre do Surrealismo, Salvador Dalí. A programação tem início às 11h, com palestra aberta ao público da professora de História da Arte da PUCRS, Tânia Bian, que fala sobre a obra do espanhol, apresentando o livro de receitas Le Diners de Gala. De autoria de Dalí e lançado em 1973, a publicação inspira o cardápio do almoço que acontece na sequência da palestra, com início às 13h, e que traz as interpretações do chef Mauro Sousa para os pratos em destaque no livro.

Almoço com cardápio inspirado

O livro Le Diners de Gala se tornou uma raridade no mercado editorial e artigo de colecionador, ganhando uma bem recebida reedição pela Taschen, em 2016. Ao todo, 136 receitas, distribuídas em 12 capítulos, integram o livro, que é ricamente ilustrado com fotos, pinturas e composições – muitas consideradas polêmicas para a época -, de Salvador Dalí, e expressam sua visão extravagante para cortes de carnes, massas, assados e até receitas afrodisíacas.

Entrecot com legumes torneados ao molho Bordeaux (Foto: Walcyr Mattoso)

O almoço, servido no Clos du Moulin, restaurante do 4º andar do Sheraton Porto Alegre, é composto por um menu de três tempos, com entrada, prato principal e sobremesa. Para iniciar, uma tradicional quiche de alho-poró, seguida por entrecot com legumes torneados ao molho Bordeaux, inspirado no menu do Buffet de La Gare de Lyon. Porém, ao invés da carne de costela da versão original, o chef Sousa utiliza o entrecot, corte mais saboroso para este tipo de assado, e que será acompanhado de legumes deglaceados no próprio suco da carne. Na montagem do prato, o chef prepara uma referência especial ao artista, com um blini, uma espécie de panqueca, em formato de relógio derretido, remetendo à pintura A Persistência da Memória, uma das mais célebres criações de Dalí.

Sobremesa Timbale Elysée (Foto: Walcyr Mattoso)

A sobremesa, uma Timbale Elysée, vem do restaurante Lassere, em atividade desde 1942 e até hoje reconhecido como um dos melhores de Paris. O chef recria a receita usando uma massa sablé como base, recheio de creme inglês e compota de frutas vermelhas cozidas e finalizados com um chantilly de baunilha francesa, sob uma redoma de açúcar caramelizado.

Serviço

A palestra tem início às 11h, e é gratuita e aberta ao público. O almoço tem o custo de R$ 139,00 + 10% por pessoa, com vinho e água inclusos no serviço. Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2121-6000 ou pelo e-mail portoalegrebistro@sheraton.com. Como cortesia, os clientes do restaurante recebem serviço de valet e isenção de três horas de estacionamento.

Por Pratica

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here