
Por Igor Amaral –
A vocação de Gramado para o turismo surgiu quando a cidade deixou de ser o descanso de tropeiros que passavam pela região e virou um refúgio para gaúchos de outras cidades que vinham em busca de ar fresco, belas paisagens naturais e tranquilidade. Com o passar do tempo, o litoral do estado, sobretudo a região norte, foi conquistando aqueles que buscavam fugir do calor, então, a cidade teve de mudar sua vocação: deixou de ser o destino preferido no verão e passou a ser badalada no inverno. Isso ocorre, pois, Gramado alia atrações naturais, eventos e empreendimentos, se tornando um polo turístico.

Hoje, a cidade oferece uma gama imensa de oportunidades de entretenimento e, claro, junto a isso, a gastronomia da região se fortaleceu e também diversificou. E essa diversidade que Gramado propõe é qualificada, exuberante e conquista os turistas. Há as tradicionais galeterias, os fondues, cafés coloniais e todo aquele aparato delicioso que é a cara de Gramado. Mas, paralelamente, há um mundo de restaurantes com opções tão peculiares de comidas, que, por si só, ele é uma atração à parte. Uma dessas novas atrações de Gramado é Takumi Culinária Japonesa. Como o nome já deixa bem claro: é um restaurante oriental, com uma pegada forte no quesito sushi.

Comandado pelo chef Jonas Roso, que há duas décadas é especialista no assunto, o local já encanta na entrada. Com toda a decoração temática, o Takumi tem um ambiente intimista e confortável.

Logo que você chega, a equipe de garçons presta um serviço atencioso e dedicado que segue ao longo do jantar, seja oferecendo os melhores lugares, seja tirando dúvidas sobre pratos ou, até mesmo, em um papo informal.
Mas a consolidação da casa está no cardápio, que apresenta uma variedade interessante de pratos, criados pelo chef Roso, que é mestre em dar toques especiais em seus pratos.
Chegamos ao Takumi, pontualmente, às 19h de uma terça-feira chuvosa. Fomos orientados a optar pela Sequência, que de imediato já começava a desfilar pela nossa mesa.

Bolinhos de peixe, salada sunomono, edamame, berinjela à milanesa e hot rolls formaram a comissão de frente. Todos com sabor e textura ímpares!

Em seguida, vieram: Ceviche de Salmão e um surpreendente Tartar de atum com gema de ovo de codorna, caviar e azeite trufado. Um prato que chamou atenção no quesito autoral é o Sushi Joe com ovo de codorna maçaricado. Primoroso, admirável, equilibrado, saboroso, criativo, são adjetivos para este prato. Provem o casamento perfeito entre ovo e trufa. Provem esse presente do chef Juliano Roso. Provem, simplesmente.

Após as entradas, recebemos variados sushis e sahimis, incluindo o especial de salmão com physallis.

No final, para fechar a fartura: churros. O valor da sequência é de R$85 para homens, R$80 para mulheres.

Há também a opção de Omakase no balcão, em que os clientes sentam na bancada em frente ao sushiman e vivem uma verdadeira experiência sensorial.

O Takumi também oferece pratos Temakis, Hossomakis, Uramakis, Niguris, Chirashis, Combinados de Sashimis, Combinados Só Sushis, Yakissoba, Teppan-yaki e menu kids.

Motivos nunca faltaram para fazer uma visita a Gramado, mas agora esse passeio pode ter um gostinho mais especial. Sem dúvida, o Takumi se tornará, muito em breve, uma das referências gastronômicas da cidade.
Gramado/RS
Takumi Culinária Japonesa
Rua Wilma Dinnebier, 79, Centro,
Terça à sexta das 19h00 às 23h30
Sábado e domingo das 12h às 15h30 e das 19h às 23h30
Fone: (54) 3286-5098