(Foto: Alexandro Albornoz)

O 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia ocorre até o dia 18 de novembro com diversas atividades gratuitas e uma agenda gastronômica em vinícolas e restaurantes fronteiriços

Os moradores e os turistas que visitam as cidades de Sant’Ana do Livramento (Brasil) e de Rivera (Uruguai) estão vivenciando, desde o dia 06 (terça-feira), um clima de festa gastronômica e promoção da cultura fronteiriça com o 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia. Ao total, são mais de 100 atividades que integram o público local, turistas e grandes Chefs em seminários, exposições fotográficas, degustações orientadas de vinhos, passeios turísticos, almoços e jantares ao longo dos 13 dias do evento.

A programação, que se estende até o dia 18, teve seu início com um café da manhã para convidados na Casa Binacional do Vinho, localizada no Centro de Visitantes do Parque Internacional. O espaço é uma novidade desta edição e está destinado para mostra e comercialização de vinhos da Campanha Gaúcha e do Uruguai, além de diversos eventos que prestigiam a enogastronomia. O local está aberto ao público todos os dias, das 15h às 20h. Junto ao espaço, também se encontra a Mostra De Artesanato da Fronteira, que reúne trabalhos manuais feitos por artesões locais e que representam a cultura do povo fronteiriço.

(Foto: Natália Sosa)

Uma das atrações mais aguardadas do Festival é o Jantar de Integração entre Brasil e Uruguai (dia 16) que, na sua última edição, levou mais de 500 pessoas para uma grande celebração à culinária e aos vinhos da região no Parque Internacional. Os ingressos para este evento estão à venda no valor de 70 reais ou 650 pesos. Outra atividade especial que ocorre junto ao Festival, é a Rota Gastronômica da Fronteira integra 11 restaurantes de Sant’Ana do Livramento e Rivera que nestes dias incluíram ao seu cardápio pratos especiais alusivos à culinária local.

(Foto: Alexandro Albornoz)

Focando na divulgação sociocultural, o Festival realizou nos dias 06 e 07 o projeto ‘Chefs na Escola’, onde cozinheiros e alunos das instituições de ensino brasileiras e uruguaias receberam as equipes de Chefs profissionais para promover a troca de experiências culinárias, visando qualificar cada vez mais a alimentação escolar e promover bons hábitos alimentares. Além disso, até o final do evento estão ocorrendo cinco Exposições Fotográficas que prestigiam os talentosos fotógrafos da Fronteira e destacam a identidade local. Todas as exposições estão abertas ao público para serem visitadas gratuitamente. A Mostra de Cinema, Cultura, Fronteira e Alimentação que ocorre nas duas cidades com a exibição de filmes que tem a alimentação como temática principal. Destaque para o dia 18 (domingo) que contará com a palestra do cineasta e escritor gaúcho Tabajara Ruas e a exibição do filme ‘Netto perde sua alma’, a partir das 19h30m no Parque Internacional.

Para o presidente do Sindilojas de Sant’Ana no Livramento, Sérgio Oliveira, que também integra a Comissão Organizadora do Festival, esta é uma oportunidade de desenvolver o viés empregatício da região: “Uma cidade não pode dissociar suas ações da outra cidade, pois nós somos uma Fronteira única e o trabalho bem feito deve ser realizado em ambas cidades para que se consolide o desenvolvimento comercial, econômico e turístico. E este Festival é um atrativo que nos traz a possibilidade de impulsionar profissionalmente o turismo, e pode nos proporcionar a condição de alavancar a qualificação profissional dos futuros garçons e dos futuros Chefs de cozinha para que vivenciem uma outra realidade, e assim venhamos a fortificar este nosso papel que é a geração de emprego e renda dentro deste ramo”.

(Foto: Natália Sosa)

Uma das atividades que movimentaram esta primeira semana do Festival, foi a II Feira de Comida de Rua da Fronteira. Realizada na quarta-feira, dia 07, o evento trouxe para Parque Internacional mais de 20 opções de restaurantes e vinícolas que comercializaram lanches, comidas típicas fronteiriças e vinhos produzidos na região. Shows musicais também divertiram o fim de tarde do público de cerca 500 pessoas que frequentaram o local.

A programação completa das atividades pode ser conferida no site do evento e nos perfis oficiais no Instagram e no Facebook.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here