Por Sabina Fuhr –

O House Café Bistrô é famoso por seus jantares românticos e pela sequência de pratos muito bem caprichados servidos nos almoços de terça a sábado. Os domingos normalmente são de folga por lá, mas no Dia dos Pais, 9 de agosto, a chef Ana Celina resolveu deixar o descanso de lado.

house-cafe-bistro-salao
O bistrô está instalado em casarão de 1917 na Rua Dona Laura. (Foto: Divulgação/House)

Quando soube, imediatamente fiz uma reserva. Apesar deste ano não comemorar a data com o Seu Wilson por questão de distância, fiquei curiosa em saber o que a entusiasmada e dedicada chef iria preparar para homenagear os papais.

house-bistro-adega
A adega é um dos lugares mais bacanas do House. (Foto: Divulgação/House)

Chegamos pouco depois do meio-dia. Nossa mesa estava lá montada nos esperando com taças de cristal, jogo americano florido e guardanapo de tecido preso por um lindo enfeite em forma de flor. Tudo por lá reflete o jeito alegre e leonino de ser de Ana Celina, que além de excelente cozinheira é ótima com costura, pintura, bordados e outras habilidades prendadas e artísticas.

house-cafe-bistro-salao1
Decoração que transmite aconchego. (Foto: Divulgação/House)

Apesar do calor totalmente fora de época o ambiente estava com temperatura agradável e o confortável sofá vermelho nos fez relaxar enquanto aguardamos a refeição.

house-cafe-bistro-vinho-sabina-fuhr
A carta de vinhos do House tem cerca de 180 rótulos. (Foto: Sabina Fuhr)

O advogado Renato Brosina, que é sócio e marido de Ana, com muito conhecimento indica as bebidas e ainda nos brinda com uma ótima conversa. Acabei optando pelo vinho tinto. Já o Alex preferiu à cerveja alemã Paulaner.

house-cafe-bistro-paulaner
Paulaner Hefe-Weissbier. (Foto: Sabina Fuhr)

Sou louca por pão e para a minha alegria a entrada era um artesanal com sour crean e manteiga de sálvia. Macio, quentinho e delicioso! Tanto eu, quanto o Dudu e a Camila aceitamos quando o atento garçom Tiago propôs repetição.

house-cafe-bistro-paes-sabina-fuhr
Pão artesanal com sour crean e manteiga de sálvia. (Foto: Sabina Fuhr)

Fazendo às vezes de prato principal chegou a mesa um bem servido leitão pururuca com farofa de milho, couve refogada e batata doce assada. A casquinha estava tão crocante, tão cheia de sabor como jamais havia comido. A farofa recebeu ingredientes como bacon, ovo, linguiça, cheiro verde, tomate e outros temperinhos muito bem escolhidos por Ana Celina, que tem na cozinha de Norte e Nordeste uma forte influência.

house-cafe-bistro-pururuca1-sabina-fuhr
Pururuca com farofa de milho, couve e batata doce. (Foto: Sabina Fuhr)

Encerramos o almoço com Mousse de Mascarpone e Goiabada Cascão. Saboreei calmamente cada colherada com a esperança de que a sobremesa levasse mais tempo para acabar.

house-cafe-bistro-sobremesa-sabina-fuhr
Mousse de mascarpone com goiabada cascão. (Foto: Sabina Fuhr)
house-cafe-bistro-sobremesa1-sabina-fuhr
Mascarpone e goiabada cascão: delícia de combinação. (Foto: Sabina Fuhr)

Fomos embora contentes por saborear uma refeição feita com tanto carinho, mas principalmente, por saber que o House Café Bistrô está sempre aí com as portas do seu casarão de 1917 abertas para nos reconfortar com comida de verdade.

house-cafe-bistro-sabina-fuhr
Adoro as lindas e delicadas louças. Olha que lindeza esta xícara de café! (Foto: Sabina Fuhr)

O restaurante abre de terça a sábado para almoço e de quinta a sábado para jantar. O local também pode ser reservado para casamentos e demais eventos.

Porto Alegre/RS
www.housecafebistro.com.br
Rua Dona Laura, 19
Fone: (51) 3407-7371 e (51)  8241-2242

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here