Risoto Ilha do Mel do chef Rafael Miralha. (Foto: Divulgação)

Restaurante Urucum do Chef Rafael Miralha oferece os clássicos da sua cozinha brasileira em ambiente moderno e sustentável

Um gigante da gastronomia da Praia do Rosa está de endereço novo. O Restaurante Urucum, há 14 anos uma das principais referências da gastronomia da região  ​inaugura sua nova casa no centro da Praia do Rosa.

Mantendo o conceito de culinária brasileira que o fez ser sucesso entre moradores e turistas da bela praia catarinense, o novo Urucum se conecta à natureza exuberante do Rosa com um projeto arquitetônico sustentável construído a partir de containers reciclados.

O projeto considerou os ventos predominantes, a posição solar e a iluminação natural com foco na redução de energia elétrica. Na decoração foram utilizados materiais de reciclagem, como os bancos do bar, feitos de madeira de caixaria das estruturas de concreto e a bancada de banheiro onde se utilizou chapa descartada dos próprios containers. Assim como no paisagismo com escolha de vegetação nativa e não exótica. A acessibilidade também foi contemplada no projeto com vaga para cadeirante e elevador.

Foto: Julio Trindade

Na cozinha, o Chef gaúcho Rafael Miralha garante que a conexão com as origens do Brasil, preceito que sempre norteou a gastronomia do Urucum está ainda mais em evidência: “As técnicas de cocção de refogado indígena, o preparo da semente de urucum no óleo, todas essas maneiras de cozinhar que remetem à origem do Brasil estão representadas nos nossos pratos, bem como a miscigenação com as culturas portuguesa e africana que fazem os sabores da nossa culinária tão únicos” explica o Chef Rafa.

Com ambiente ao ar livre e capacidade total de 50 pessoas, o novo Urucum retorna depois de uma temporada fechado com os clássicos da casa inalterados: “Nossos carros-chefe seguem sendo o bobó de camarão e a moqueca, ambos feitos ao estilo capixaba. Além das criações mais exóticas que caíram no gosto da clientela e hoje são clássicos da casa como o risoto ilha do mel e o salmão ao molho negro e camarões” relembra o Chef. Para garantir o frescor dos alimentos, os fornecedores do Urucum são produtores locais que estão a uma distância máxima de 100 quilômetros do restaurante.

À frente do Restaurante Urucum há 15 anos, Rafael Miralha está satisfeito e otimista com a nova fase do restaurante: “Temos um espaço como eu sempre idealizei. Desde a escolha do ponto que serve como mirante para os visuais de mar, serra e pôr do sol até o conceito e projeto de sustentabilidade, com uso de materiais em suas formas originais e brutas. Acredito muito nessa busca por uma vida mais leve e feliz. Tento representar isso com o novo Urucum”.

SERVIÇO
Endereço: Estrada Geral, s/n – Centrinho da Praia do Rosa
Telefone: (48) 3355-7330

Por Famintas



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here