(Foto: montebelodosul.rs.gov.br)

Um pequeno gigante exibe seus frutos durante o Dia do Vinho 2015, com programação concentrada no fim de semana de 6 (sábado) e 7 (domingo) de junho. Maior produtor de uvas per capita da América Latina, o município de Monte Belo do Sul, que é precisamente uma elevação vizinha ao noroeste do Vale dos Vinhedos, promove a terceira edição da Mostra do Vinho, Agroindústrias e Artesanato, na Praça Padre José Ferlin, bem em frente à igreja Matriz.

Com pouco mais de 2,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Monte Belo do Sul ocupa cerca de 40% dos seus 69.598km2 com o cultivo de vinhedos. A maioria, destinada à elaboração de vinhos finos, sucos e espumantes. Desde 2003, os produtores da região estão organizados na Associação de Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), que já conquistou Indicação de Procedência (IP) para controlar a origem de seus rótulos – e consequentemente, agregar um bom valor a eles.

(Foto: montebelodosul.rs.gov.br)
(Foto: montebelodosul.rs.gov.br)

“A identidade cultural da gente da região está em nosso território e agora ainda mais fortalecida com a Indicação de Procedência. A qualidade dos vinhos e espumantes, a tradição das agroindústrias e o artesanato que vem sendo transmitido por várias gerações atraem visitantes de todos os lugares do Brasil. Todo ano a mostra é um sucesso”, comenta o chefe de divisão da Secretaria de Turismo de Monte Belo do Sul, Luciano Benvenutti.

Para o Dia do Vinho 2015, a grande novidade da mostra de Monte Belo serão atrações artísticas, como grupos de dança com música ao vivo, corais convidados e apresentações das oficinas do projeto municipal, Canto e dança, Monte Belo encanta. Tudo confirmado, faça chuva ou faça sol.

“Este evento é de grande importância para a comunidade, pois é uma ferramenta que nos dá a oportunidade de mostrarmos nossa gastronomia, nosso artesanato e também nossos vinhos, espumantes e sucos. É assim que preservamos e contamos nossa parte na história da imigração”, destaca o Prefeito Lírio Turri.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here