Devido alguns contrapontos o Jantar Lisboeta do antirrestaurante Mesa de San Miguel foi transferido para o dia 15 de agosto, às 20 horas. Com este bacalhau dos deuses, voltamos a evocar Lisboa, uma das cidades mais antigas da Europa. Reza a lenda que, no ano 1372 a.C., foi fundada por Ulisses (daí Olissipo, seu primeiro nome). Mas é certo que, depois do ano 1.000 a.C., o local foi ocupado sucessivamente por fenícios, gregos, cartagineses e celtas, para finalmente ser colonizado pelos romanos. Muito depois, vieram os germanos e logo chegaram os árabes. Depois, ainda, um rei português, construindo o seu reino, conquistou o lugar.

Seus fundamentos são, assim, muito ecléticos. Ora, esta cidade, de fantasmagórica aparência, ainda lembra ter sido um dia como Veneza e Sevilha: um navio em chamas. Pois aventureiros, bandoleiros e banqueiros de toda a Europa ali se acotovelaram quando foi inundada, em espantosa quantidade, pelas incríveis mercadorias vindas do longínquo Oriente.

Ali se amontoaram as sedas chinesas, os aromas de mil especiarias, os tapetes da Pérsia, as pérolas e as pedras preciosas e, depois, vindo do longínquo Ocidente: o ouro do Brasil. Desse modo, Lisboa ostentou, por três séculos, uma opulência estarrecedora e parou ali, naquele porto sonâmbulo, perdida no estardalhaço das suas gaivotas e nos marujos que se embebedam nos seus botecos. E depois se perdem no labirinto de suas ruelas.

Menu Lisboeta
Recepção: Salada para Henri IV com espumante
Entrada: sopa cremosa com camarões
Principal: bacalhau à moda dos deuses
Mesa com sobremesas portuguesas do século 19: queijadas de Sintra, aletria, pudim ao abade de Priscos (que Dona Maria I, mãe de Don João VI – a rainha louca de Portugal – já comia)

Servimos água gelada filtrada de qualidade, mas os convivas devem trazer suas bebidas de preferência (aqui se bebe o que se gosta), pois não se cobra rolha ou couvert, água ou manobrista, nem 10%. O estacionamento é na rua, mas seguro.

Como jantar no San Miguel?
Reservas somente pelo e-mail: sanmiguelmesa@outlook.com
Jantar Lisboeta: Bacalhau à moda dos deuses
Dia 15 de agosto, às 20h
R$ 200,00 por conviva
Somente 16 lugares

E o endereço?
Como todo antirrestaurante que se preze, o Mesa de San Miguel não divulga seu endereço físico. O local é a caminho da zona sul de Porto Alegre e, como é uma residência familiar, o endereço só é revelado para quem já reservou e pagou pela participação. Quem se inscreve pelo e-mail e faz o depósito bancário, confirmando a presença, recebe também por e-mail o endereço, o telefone fixo e as coordenadas de como chegar.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here