16 chefs destacam as influências e técnicas da cozinha do sul no maior evento enogastronômico do país, que estreou no RS com edição na feira.

Emmanuel Bassoleil
Emmanuel Bassoleil – um dos ícones da cozinha francesa no Brasil, do restaurante

A comida une as pessoas, apaixona e tem a capacidade de transformar. Prova disso são os três dias de Mesa ao Vivo Serra que sacudiram a 25ª edição da ExpoBento, maior feira multissetorial do país, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O evento foi uma mistura muito bem acabada entre valores locais da gastronomia e chefs de renome nacional e internacional, que apresentaram aulas show e mostraram porque, na mesa, somos todos muito parecidos.

Com a proposta de apresentar receitas que carregassem consigo produtos típicos da Serra Gaúcha, o evento acabou mostrando um diálogo afinadíssimo entre os produtos regionais e a alta gastronomia. A começar pelo vinho, item quase onipresente nas receitas dos 16 chefs. Somem-se a isso frutas típicas, temperos corriqueiros na cozinha local, a massa, os cortes de carne menos refinados e típicos da subsistência das famílias imigrantes, que aproveitavam tudo o que podiam dos animais. Enfim, o diálogo entre chefs de várias escolas e lugares com os aromas e sabores típicos da Serra nunca esteve tão vibrante e autêntico.

Ana Luiza Trajano1
Ana Luiza Trajano: chef da cozinha brasileira, do Brasil a Gosto (SP)

Além de potencializar a dinâmica da feira – a ExpoBento é reconhecida pela sua pluralidade de atrações -, o Mesa ao Vivo também permitiu que a ExpoBento avançasse pelo Brasil, levando a marca de Bento Gonçalves para todo o país. Os 16 chefs reuniram, em 16 aulas, 1.280 participantes inscritos para o evento, além de atrair a atenção dos milhares de visitantes que circularam pelos corredores da feira nos três dias do evento. “O Mesa ao Vivo não somente enalteceu chefs renomados como também valorizou os chefs regionais e também permitiu aproximar os visitantes da alta gastronomia. Foi um show na cozinha”, avalia o presidente da ExpoBento 2015, Laudir Miguel Piccoli.

O Mesa ao Vivo tem o patrocínio da Verallia Brasil, Orquídea Farinha, Massas e Biscoitos, Italínea Móveis Planejados, Giordani Turismo, Ibravin, Secretaria de Agricultura do Estado do RS, Abrasel, Tramontina, Prefeitura de Bento Gonçalves, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Senac BG, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) – Região Uva e Vinho, SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, Bradesco e Posto São Bento do Sul. Saiba mais no site:www.expobento.com.br

Por ConceitoCom Brasil
Fotos: Jeferson Soldi



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here