
Por Sabina Fuhr
O dia era de comemoração e a escolha do restaurante precisava fazer jus à data. Imediatamente lembrei-me da casa do chef e restauranter Paulo Gradin: o La Table D’ Or Mediterranée.
Instalado pertinho do Lago Negro, em Gramado, o local é sempre muito elogiado por todos que passam por lá. E não é à toa. Atendimento Nota 10, inclusive merecedor do título no Prêmio Revista Sabores do Sul 2014, ambiente ricamente decorado com detalhes em preto e branco, cadeiras estofadas e mesas com feltro sob a toalha para amortecer o som e aumentar o conforto, e cardápio com opções atraentes.

Fizemos a reserva para as 20h30 da quinta-feira, dia 18 de junho. Era uma noite fria com temperatura em torno dos 3 graus. Ao chegarmos fomos imediatamente encaminhados aos nossos lugares. Foi bom ter reservado, pois estava praticamente lotado. Casa de sucesso é sempre assim! Ou você se antecipa ou espera na fila por uma mesa.

Optamos pelo Menu Degustação (R$ 98,00) para desfrutarmos um pouco mais do talento do chef. Antes de iniciar escolhemos o vinho: o argentino Finca Sophenia Reserva Malbec 2011 (R$ 129,00). O garçom abriu a garrafa e colocou no decantar utilizando o aerador instantâneo de vinhos para acelerar a liberação das propriedades da bebida.

Para começar pão artesanal feito pela Casa Francesa de Canela, caponata e azeite. Pensei: vou maneirar no couvert já que a sequência tem oito pratos. Mas quem resiste a pão bem feitinho? Eu nunca!

Para aquecer Consomé de Alho-poró. Servido em uma xícara daqueles de chocolate quente proporcionou deliciosa sensação de conforto.

Na sequência Cogumelo Paris com recheio de catupiry e parmesão ao souvignon blanc, requeijão e ervas finas.

Finalizando a etapa de entradinhas, Siri ao Bechamel gratinado ao forno. Minha única queixa é que poderia ter mais no potinho, pois estava muito bom.

A sequência de pratos principais iniciou com um clássico da casa o Crevettes et Truffes aux Formages. Uma espécie de massa recheada com mussarela e manjericão ao molho quatro queijos acompanhado de camarões grelhados. No Menu Degustação vem em porção reduzida, mas é o tipo de prato que vale muito a pena ser saboreado em sua porção original.

O meu preferido da noite foi o Bacalhau Mediterranée, servido em lascas com azeite de oliva, champignon, azeitonas verdes, salsinha e acompanhado por arroz coberto por castanha de caju.

Já o preferido do Alex foi o medalhão de filé ao molho de morango reduzido com aceto balsâmico e flambado com cointreau servido com penne quatro queijos.

Duas sobremesas ainda contemplam o Menu Degustação: o doce de leite caseiro e o creme brûlée.

Maçaricado na frente do cliente pelo garçom (o que da um charme a mais, vamos combinar!) o doce a base de creme de leite, ovos, açúcar e baunilha foi servido com a casquinha de açúcar caramelizado por cima bem quentinha e com o creme frio.

Assim como Amelie Poulain, personagem do filme “O Fabuloso destino de Amelie Poulain”, de Jean Pierre Jeunet também adoro quebrar a casquinha do creme brûlée com a colher. E o doce do La Table D´Or estava ideal para isso
Ficamos por mais de 2h30 no La Table D´Or aproveitando calmamente o jantar. Na hora de ir embora o atencioso gerente ainda propôs que tirássemos fotos no belíssimo espelho da recepção e pacientemente serviu de fotógrafo inclusive sugerindo os melhores ângulos para foto. Tudo saiu perfeito como convém um dia de comemoração.

Gramado/RS
www.cozinhamediterranea.com.br
Rua da Carrieri, 525
Fone: (54) 3286.6263 / (51) 8151.8191