Por Sabina Fuhr – 

O Jantar Magno de encerramento do Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul foi preparado por seis espetaculares chefs em atuação no Brasil: Vico Crocco, Marcos Livi, Morena Leite, Juarez Campos, Floriano Spiess e Flávia Quaresma. 

mesa-ao-vivo-rs-jantar-magno
Coquetel de boas-vindas e espumante Domno Nero Blanc de Blancs e Aurora Procedencias Brut Chardonnay para recpecionar os convidados. (Foto: Sabina Fuhr)

Cada um deles foi responsável por um dos pratos da noite que teve ingredientes regionais como destaque.  A harmonização também privilegiou vinhos e espumantes brasileiros. O local escolhido foi o  PPKB Kitchen & Bar (Avenida Carlos Gomes, 700, loja 6, telefone: 51 3039-0700), o belo e recém inaugurado empreendimento de Pedro Hoffmann e Andrea Lobos.

jantar-magno-mesa-ao-vivo-rs-gran-legado
Gran Legado Brut Champenoise. (Foto: Sabina Fuhr)

O jantar começou com a Entrada Fria do chef Vico Crocco: Surpresa de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) com queijo Labneh da Casa da Ovelha.  Bela apresentação e sabores inusitados de plantas que encontramos facilmente na natureza, mas que dificilmente são levadas à mesa. O prato foi harmonizado com o espumante Gran Legado Brut Champenoise.

vico-crocco-jantar-magno-mesa-ao-vivo-rs
Surpresa de PANCs do chef Vico Crocco. (Foto: Sabina Fuhr)

Encantadora a Entrada Quente assinada pelo chef Marcos Livi: horta, cogumelos, brotos e flores servidos em diferentes versões, em cascas de ovos. Vários sabores se mesclaram de maneira lúdica mexendo com o imaginário dos convidados.  Uma caixa de ovos fez as vezes de prato. Maravilhoso o bolinho de arroz com recheio de carne desfiada e queijo. O ovo  cozido com gema mole e  bacon também estava divino, assim como o creme de cogumelo.

jantar-magno-marcos-livi-mesa-ao-vivo-rs-sabina-fuhr
Entrada Quente do chef Marcos Livi. (Foto: Sabina Fuhr)
jantar-magno-mesa-ao-vivo-rs-dadivas
A harmonização foi com um Chardonnay Lídio Carraro Dádivas. (Foto: Sabina Fuhr)

O prato vegetariano da noite foi preparado pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, de Trancoso, na Bahia: Ravioli de tapioca recheado com queijo da Serra da Canastra ao molho de ervas.

jantar-magno-morena-leite-mesa-ao-vivo-rs
Ravioli de Tapioca da chef Morena Leite. (Foto: Sabina Fuhr)

O vinho Chardonnay Casa Valduga Leopoldina foi a escolha para harmonizar o ravioli.

jantar-magno-casa-valduga-mesa-ao-vivo-rs
Chardonnay Casa Valduga Leopoldina. (Foto: Sabina Fuhr)

O chef do restaurante Oriundi, em Vitória, Juarez Campos, foi o autor do Peixe All’acqua Pazza, com mousseline de couve-flor, rodeado de tomate cereja, harmonizado com Sauvignon Blanc Villa Francioni, de São Joaquim/SC.

jantar-magno-juarez-campos-mesa-ao-vivo-rs
Peixe All’acqua Pazza do chef Juarez Campos. (Foto: Sabina Fuhr)
jantar-magno-vila-francioni-mesa-ao-vivo-rs
Sauvignon Blanc Villa Francioni. (Foto: Sabina Fuhr)

Aguardei ansiosa pelo prato do  chef Floriano Spiess e não me arrependi. Como sempre ele arrasou:  Cordeiro do Pampa em duas versões, com molho de sua redução, servido com maçã assada e farofa crocante. Mesmo depois de ter encarado os outros quatro generosos e belos pratos  do jantar não deixei nenhum pedacinho dos cordeiros. Seria uma heresia! O vinho que acompanhou o prato foi o Miolo Lote 43.

floriano-spiess-jantar-magno-mesa-ao-vivo-rs
Cordeiro do Pampa em duas versões. (Foto: Sabina Fuhr)
jantar-magno-mesa-ao-vivo-miolo
Miolo Lote 43. (Foto: Sabina Fuhr)

A chef carioca Flávia Quaresma serviu o Crémeux de laranja e bergamota ao capim limão com farofa de coco e avelã, destacando os sabores cítricos comum na mesa gaúcha.  O vinho de sobremesa Aurora Colheita Tardia harmonizou a sobremesa que encerrou em grande estilo o  jantar magno do Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul 2015 realizado pela revista Prazeres da Mesa e Senac.

mesa-ao-vivo-jantar-magno-doce-de-pelotas
Doce de Pelotas para degustar em casa. (Foto: Sabina Fuhr)

Na hora de ir embora os convidados ainda levaram para casa quindim  produzido pela pequena produtora Maria Helena da Rainha do Doce, de Pelotas. Sem dúvida este jantar ficará para a história!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here