
Por Sabina Fuhr –
O Jantar Magno de encerramento do Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul foi preparado por seis espetaculares chefs em atuação no Brasil: Vico Crocco, Marcos Livi, Morena Leite, Juarez Campos, Floriano Spiess e Flávia Quaresma.

Cada um deles foi responsável por um dos pratos da noite que teve ingredientes regionais como destaque. A harmonização também privilegiou vinhos e espumantes brasileiros. O local escolhido foi o PPKB Kitchen & Bar (Avenida Carlos Gomes, 700, loja 6, telefone: 51 3039-0700), o belo e recém inaugurado empreendimento de Pedro Hoffmann e Andrea Lobos.

O jantar começou com a Entrada Fria do chef Vico Crocco: Surpresa de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) com queijo Labneh da Casa da Ovelha. Bela apresentação e sabores inusitados de plantas que encontramos facilmente na natureza, mas que dificilmente são levadas à mesa. O prato foi harmonizado com o espumante Gran Legado Brut Champenoise.

Encantadora a Entrada Quente assinada pelo chef Marcos Livi: horta, cogumelos, brotos e flores servidos em diferentes versões, em cascas de ovos. Vários sabores se mesclaram de maneira lúdica mexendo com o imaginário dos convidados. Uma caixa de ovos fez as vezes de prato. Maravilhoso o bolinho de arroz com recheio de carne desfiada e queijo. O ovo cozido com gema mole e bacon também estava divino, assim como o creme de cogumelo.


O prato vegetariano da noite foi preparado pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, de Trancoso, na Bahia: Ravioli de tapioca recheado com queijo da Serra da Canastra ao molho de ervas.

O vinho Chardonnay Casa Valduga Leopoldina foi a escolha para harmonizar o ravioli.

O chef do restaurante Oriundi, em Vitória, Juarez Campos, foi o autor do Peixe All’acqua Pazza, com mousseline de couve-flor, rodeado de tomate cereja, harmonizado com Sauvignon Blanc Villa Francioni, de São Joaquim/SC.


Aguardei ansiosa pelo prato do chef Floriano Spiess e não me arrependi. Como sempre ele arrasou: Cordeiro do Pampa em duas versões, com molho de sua redução, servido com maçã assada e farofa crocante. Mesmo depois de ter encarado os outros quatro generosos e belos pratos do jantar não deixei nenhum pedacinho dos cordeiros. Seria uma heresia! O vinho que acompanhou o prato foi o Miolo Lote 43.


A chef carioca Flávia Quaresma serviu o Crémeux de laranja e bergamota ao capim limão com farofa de coco e avelã, destacando os sabores cítricos comum na mesa gaúcha. O vinho de sobremesa Aurora Colheita Tardia harmonizou a sobremesa que encerrou em grande estilo o jantar magno do Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul 2015 realizado pela revista Prazeres da Mesa e Senac.

Na hora de ir embora os convidados ainda levaram para casa quindim produzido pela pequena produtora Maria Helena da Rainha do Doce, de Pelotas. Sem dúvida este jantar ficará para a história!