Chef Aluisio Sabino. (Fotos: Jorge Scherer

Jantar beneficente reverterá recursos para novo equipamento digital do Mamamóvel

A gastronomia e a solidariedade estão juntas novamente em prol do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul. Está marcada para a noite de 3 de maio, no Grêmio Náutico União (Av. João Obino, 300), em Porto Alegre, a 16ª edição do ECHEFS, o Encontro de Chefs de Cozinha do Rio Grande do Sul que celebra a importância do trabalho voluntário e da prevenção ao câncer de mama no Estado.

O jantar beneficiente contará com a participação dos principais chefs da Capital, entre eles Jorge Aita, Carlos Kristensen, Sebastian e Pablo Watenberg, Aluisio Sabino, Miguel Boessio, e Alexandre Sharin. Os convites estão à venda por R$ 200 no IMAMA (Rua Ramiro Barcelos, 850), na Bella Gula Padre Chagas (Rua Padre Chagas, 220) e na Galeria Edelweiss (R. Cel. Bordini, 1.665).

Este ano, o principal objetivo do Instituto é buscar recursos para a compra de um aparelho digital para equipar o Mamamóvel, a unidade móvel do IMAMA que percorre cidades do interior gaúcho para realizar exames de mamografia gratuitos para a população. O Projeto Mamamóvel prioriza cidades onde há dificuldade de acesso ao exame, alto coeficiente de mortalidade pela doença ou comprometimento da gestão na busca de detecção precoce.

O trabalho voluntário e as doações são fundamentais para a instituição liderada pela mastologista e presidente do Imama, Maira Caleffi.

“A qualidade da mamografia é fundamental na luta contra o câncer de mama. De nada adianta fazer um exame sem poder confiar no resultado. A mamografia é um dos principais exames para a detecção precoce da doença que, se descoberta cedo, tem chance de cura que chega a 95%, afirma Maira Caleffi.”

O IMAMA
Organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.

O Mamamóvel
O Mamamóvel é um caminhão equipado com mamógrafo que circula pelo Estado desde 2007. O programa realiza exames de mamografia gratuitamente para a população de forma rápida e com garantia de qualidade. O serviço é contratado por prefeituras para o atendimento e informações.

Como é realizado o trabalho pelo Estado
O Programa Mamamóvel é contratado por prefeituras mediante um Termo de Compromisso onde as partes têm responsabilidades. O IMAMA, por exemplo, é responsável pela realização e análise da mamografia  e o contratante público, pela entrega de exames e laudos às pacientes. Além disso, as prefeituras garantem o acompanhamento das mulheres atendidas pelo Mamamóvel caso necessitem de exames complementares e/ou tratamento.

O financiamento
A compra do caminhão se deu com a renda das cinco primeiras edições do Encontro de Chefs de Cozinha do RS e o aparelho de mamografia e a reveladora foram doados pelo Rotary Club (Porto Alegre, Porto Alegre Bom Fim, Porto Alegre Beira-Rio e Fundação Rotária Internacional).

Conheça 3 dos chefs que participam do evento e os pratos criados por eles

Chef  Miguel Boessio
Costela 12h flambada na cachaça com musselina de inhame
Chef Aluisio Sabino
Filé com molho de vinho do porto e purê de batata doce​
Chef Jorge Aita
Medalhão com redução de vinho e especiarias, risoto de cogumelos e crips de legumes

Por Jaqueline Sant’anna Pegoraro
Fotos: Jorge Scherer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here