Fotos: Mariana Fontoura

Foram 24 dias e 30% de aumento no faturamento dos bares gaúchos. O concurso que escolhe o melhor buteco do Brasil encerrou em Porto Alegre e Canoas no último domingo (06), mas segue até o dia 13 de maio nas demais cidades participantes. A edição de 2018 do Comida di Buteco foi a primeira realizada fora da capital e o grande vencedor será anunciado no dia 04 de junho, em festa de premiação no Mão Santa (Av. Juca Batista, 186).

Segundo o dono do Bar Chopp Tuim, André Azevedo, a circulação de pessoas novas somada a fidelização dos clientes que conheceram o bar na edição do ano passado elevou em 50% o consumo no bar. “Muitos proprietários passaram a indicar outros botecos quando recebiam visita este ano. Estes ano foi ainda melhor que 2017”, afirma André – campeão das duas últimas edições do concurso.

Para o estreante no Comida di Buteco, Edison Nishiyama, do bar com petisco oriental Yuu Pub, a visibilidade do bar na época do concurso impulsionou as vendas no petisco e a popularidade do buteco. “Já é certo que pretendemos continuar na edição de 2019”, adianta. Outro estreante, o dono do Tan Tan Bar, Sílvio Rivero, diz que o concurso ‘valoriza o que amamos fazer, que é estar na linha de frente dos nossos bares’.

No RS, 21 butecos participaram do Comida di Buteco. As pessoas que visitaram estes estabelecimentos neste período puderam apreciar os petiscos e votar na comida, atendimento, temperatura da bebida e higiene do local. Um corpo de jurados constituído por formadores de opinião, jornalistas e chefs do Rio Grande do Sul, avaliou criteriosamente os botecos. A nota será computada pelo Instituto Vox Populi e então eleito o melhor buteco de Porto Alegre. O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR  BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho. Na edição de 2017, o Bar Chopp Tuim foi eleito o terceiro melhor buteco do Brasil.

* Vencedores de 2017:
 – ­­­­­­­­­­Bar Tuim (1º lugar)
–  Bar Chop Petiscos (2º lugar)
–  Mariu´s (3º lugar)

* Festa Saideira do Comida di Buteco 2018 e anúncio dos vencedores de 2018
Data: 04 de junho
Local: Mão Santa (Av. Juca Batista, 186)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here